Livro: A Liturgia, por Bento XVI

0

O livro, que é uma coletânea de homilias e discursos do Papa Bento XVI, foi organizado por Juan José Silvestre e foi publicado pela Associação dos Presbíteros, tem por mérito colocar em evidência algumas das belas e comoventes palavras do teólogo, filósofo, Padre e Papa Joseph Ratzinger, entre os anos de 2006 e 2010.

Obviamente que dada a fartura de material, seja escrito seja proferido, produzido pelo 266° Papa da Igreja, o livro é apenas um pequeno, mas precioso, deslumbre do que foi, e é, a sabedoria desse Papa.

Livro A liturgia por Bento XVI

Para citar um trecho proferido em 2009 em Yaundé:

“Aquele que mandar seja como aquele que serve”. São Lucas 22, 26 – diz Jesus. E Orígenes escrevia: “José compreendia que Jesus lhe era superior apesar de em tudo lhe ser submisso e, conhecendo a superioridade do seu inferior, José mandava-O com temor e medida”. Que cada um reflita nisso: muitas vezes um homem de valor menor é colocado acima de homens melhores do que ele, e acontece as vezes de que o inferior tem mais valor do que aquele que parece mandá-lo. Quando aquele que recebeu uma dignidade compreende isto, não se encherá de orgulho pela sua posição mais elevada, mas saberá que o seu inferior pode ser melhor do que ele, tal como Jesus esteve submetido a José. Pag. 112.

Como se pode ver, as palavras do Santo Padre parecem não ter data e local, sendo sempre atuais e de grande valor para o aumento da fé e da virtude.

Essas sábias palavras, se devidamente entendidas e meditadas evitariam grandes injustiças, seja por parte de superiores e chefes, seja por parte de inferiores ou subordinados, pois ensina a aqueles que tem o poder que devem exercê-lo como José exercia sobre Jesus, com temor e medida, e a aqueles que devem obedecer e servir a serem humildes e obedientes como o foi o Próprio Jesus, o Cristo, pois a revolta a amargura, são os venenos que apodrecem a alma e a vida.

Olavo Mendonça.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA