Ônibus de Comando Móvel da PMDF. Tecnologia em favor da segurança pública

0

Novas tecnologias, muitas delas de última geração, são as grandes aliadas da PMDF no combate ao crime.

Ao assistir um filme como Operação Skyfall, onde o Agente Secreto Britânico James Bond, usando de uma gama de tecnologias, consegue se igualar e superar os mais obstinados e perigosos criminosos é normal pensar que tudo aquilo é apenas coisa de filmes.

Porém, a vida real não deixa nada a dever para as telonas. Pelo menos em aspectos mais corriqueiros da tecnologia policial.

É notório a evolução tecnológica que as polícias militares brasileiras estão passando, dentre elas se destaca a Polícia Militar do Distrito Federal.

Aqui vamos comentar uma das novas tecnologias interessantes que estão sendo usadas pelos policiais militares da Capital da República, que não deixam a dever a nenhuma polícia do mundo:

comando-movel-interior
Interior do Comando Móvel: Tecnologia de última geração.

Hoje a cena se tornou corriqueira em uma manifestação ou no local de um grande evento:
Um ônibus, de dois andares, com as luzes vermelhas de sinalização da polícia brilhando, para em um local estratégico. De repente a tripulação de policiais saem pela porta automática e começam uma operação de guerra, montando câmeras, passando fios, conectando energia, ligando geradores auxiliares. Em poucos minutos o veículo fica pronto e todo o comando do policiamento passa a ser gerenciado dentro dele.

Dotado com câmeras de última geração, holofotes auxiliares, rádios, telefones e computadores, todo o evento passa pelos olhos e ouvidos dos tripulantes policiais e de seus comandantes.

Dentro do veículo, todos podem trabalhar com toda a tecnologia e conforto, pois além de mesa de reunião, gabinete privativo, cozinha e banheiros, existem beliches para descanso, em caso de missões que ultrapassem 12 horas ininterruptas.

Para se ter uma noção da complexidade do Centro de Comando Móvel, basta dizer que não existe na América Latina nada parecido, sendo por isso objeto de visitas de polícias de vários Estados e países.

Além do Comando Móvel de dois andares foram adquiridos mais quatro Comandos Móveis de um andar, com a mesma tecnologia, porém menores, pois são usados para gerenciar o policiamento em eventos de médio e pequeno porte.

comando-movel-operacao
Comando Móvel da PMDF em operação.

Com esse investimento maciço em tecnologia a PMDF está pronta para comandar e controlar todo o policiamento dos grandes eventos esportivos internacionais que Brasília vai receber, começando pelo Copa das Confederações, daqui a dois meses, considerado o grande ensaio para a Copa do Mundo no ano que vem. Além desses dois grandes torneios, Brasília sediará a modalidade de futebol nas Olimpíadas de 2016.

Mas, o grande momento será a Copa do Mundo, por isso que o número operacional do Comando Geral Móvel é 2014.

Olavo Mendonça.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA