Espargidores de Tecnologia Nacional – PSI PRÓ

0

Uma das grandes dificuldades técnicas no exercício da atividade policial é a restrição de opções táticas no momento de se imobilizar, prender ou cessar a agressão de um indivíduo. Se por um lado é exigido do policial o uso progressivo da força, por outro, é comum que os profissionais não disponham dos equipamentos necessários para cumprir este tipo de exigência. Aliás, mesmo os equipamentos classificados como não letais ou menos que letais podem, eventualmente, causar reações que levam a graves lesões ou mesmo a morte.  Neste sentido a pesquisa e produção em tecnologias que possam melhorar a performance destes equipamentos é fundamental para garantir uma ação mais segura e eficaz das forças de segurança.

Espargidor PSI PRÓ - Jato direcional alcance de até 5 metros.
Espargidor PSI PRÓ – Jato direcional alcance de até 5 metros.

Quase sempre quando pensamos em desenvolvimento de produtos para uso policial relacionamos com importação. Por isso, é muito bom ver uma empresa nacional lançando um produto, totalmente desenvolvido no país, que promete ser mais uma opção no uso progressivo da força. Dando aos policiais na rua mais uma opção tática na resolução de conflitos. A Poly Defensor desenvolveu uma nova clava química que vem com a promessa de ser mais eficiente que os atuais sprays de pimenta e sem efeitos colaterais.

Estamos falando dos espargidores PSIPRÓ, uma nova tecnologia em clava química, que vem com o selo de tecnologia totalmente não letal (Nota técnica nº 017/2015 – GGTOX/ANVISA). O composto utilizado promete uma sintomatologia muito semelhante à desencadeada pelo spray de pimenta. Entretanto, devido à baixa toxidade, não oferece riscos no uso mesmo com utilizando-se jatos longos e com exposição exagerada.

Seguem algumas das vantagens operacionais apresentadas pelos espargidores:

  1. ALCANCE DO JATO – No espargidor de jato direcionado o alcance é de até 5 metros diminuindo o risco de luta corporal
  2. EMPREGO MULTIAMBIENTE – Quando utilizado na versão de jato direcionado a clava não provoca a contaminação do ambiente, tendo ação pontual sobre o alvo específico, além disso, não provoca asfixia. Dessa forma, o produto pode ser utilizado em diversos cenários como: vagões de trens e metrôs, salas climatizadas, ônibus ou ainda em ambientes abertos. A vantagem é que não há prejuízo as pessoas que estão próximas a ação e o odor residual do produto é agradável permitindo a utilização do ambiente após a ação policial.
  3. MELHORA NA EFETIVIDADE DE CONDUÇÃO DE PRESOS – Como não há contaminação do ambiente, ao contrário do spray de pimenta, o detido pode ser colocado imediatamente na viatura, sem que a guarnição sofra com os efeitos do composto.
  4. 100% NÃO LETAL – Hiperdosagem de capsaicinas, agente ativo do spray de pimenta, é fator de risco para cardiopatas e asmáticos, além de poderem produzir lesões mesmo em pessoas saudáveis. Com baixa toxidade o composto do PSI PRÓ, mesmo na utilização extrema, não gera riscos as pessoas submetidas à exposição.
  5. REVERSIBILIDADE – Como é solúvel em água a reversão dos sintomas do composto é realizada apenas com a lavagem dos locais atingidos com água. A descontaminação é realizada em 05 minutos. Mesmo na versão de espargidor em névoa os sintomas de asfixia são revertidos naturalmente pela expectoração de muco em aproximadamente 30 minutos, sem deixar sequelas.
  1. EVITA PROCESSOS – A certificação do produto, expedida pela ANVISA, é uma segurança jurídica.
  2. TREINAMENTO – O PSI PRÓ possui um espargidor para treinamento. Como o produto pode ser utilizado a uma distância maior, até 5 metrôs, a empresa desenvolveu uma versão para treinamento dos policiais que serão usuários do produto. Esta versão possui um composto inerte, de cor azul, que pode ser usado como marcador, seja em alvos inanimados ou em pessoas. Assim, os policiais podem simular diversas situações de ocorrência com o emprego do espargidor, sem danos ou efeitos colaterais. Como não estão expostos aos efeitos do composto os policiais podem repetir as simulações indefinidamente, enquanto for necessário para o treinamento.
Espargidor com composto inerte para uso em treinamento.
Espargidor com composto inerte para uso em treinamento.

CERTIFICAÇÕES – Avaliado como totalmente não letal pela ANVISA, nota técnica nº 017/2015 – GGTOX/ANVISA. Autorizado pela Polícia Federal, portaria nº 33.325/2015 – CGCSP/DIREX. Produto não controlado pelo Exército, o que facilita a aquisição do produto, ofício nº 981-SecReg/DFPC

Policiais Federais testando o composto do espargidor PSI PRÓ.

Luiz Fernando Ramos Aguiar.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA