Afinal, o que é BlitzDigital?

O site Blitz Digital é um locus virtual que congrega, basicamente, membros da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e da Sociedade, interessados em questões técnico-profissionais do setor correspondente, bem como da segurança pública em geral.

Um site do gênero reflete a materialização midiática do interesse intelectual de uma comunidade cada vez mais densa em termos técnico-científicos, por isso mesmo vocacionada a explorar, como é o caso com o Blitz Digital, o que existe de “arte e ciência” na prática policial em seu sentido mais amplo.

Uma das vertentes desse processo fica representada pelas várias coortes de egressos da Academia de Polícia Militar de Brasília (APMB), unidade de ensino de nível superior da PMDF criada mais de 25 anos atrás. Por ela já passaram milhares de policiais, tanto da PMDF quanto de coirmãs nacionais, quanto de instituições de países amigos. Os saberes desenvolvidos no âmbito da APMB incluem um amplo e diversificado espectro, porquanto direcionados para o exercício profissional de quadros que variam desde a atividade-fim até a arte musical, passando pela administração, enfermagem, medicina, odontologia, teologia, veterinária, etc. Tal panorama situacional de recursos humanos fica ainda mais intensificado recentemente, com a universalização do pré-requisito de nível superior para ingresso inicial em todos os quadros da PMDF (tanto de oficiais quanto de praças).

Assim é que, acompanhando uma tendência universal das várias áreas técnico-profissionais existentes no mundo, os esforços institucionais da PMDF são somados a iniciativas não governamentais, caso do Blitz Digital. Ele está vocacionado, portanto, em sua concepção, a prover a existência de um foro policial-acadêmico (ou acadêmico-policial…), tendo em vista a difusão de conhecimentos multi, inter e transdisciplinares, como demanda o exercício da nobilíssima atividade policial de proteger e servir.

Que esse artigo seja examinado, muitos anos adiante, pelas gerações vindouras que certamente darão continuidade a um legado de honra e comprometimento da PMDF com a nação brasileira e a comunidade do Distrito Federal (com outras denominações históricas desde o “Brasil Império”…) e que já remonta a mais de dois séculos atrás. Sempre oportuno lembrar que os mais de duzentos anos (1809-2013) da PMDF foram edificados sobre a educação de seus membros e que “O objetivo da educação é o conhecimento, não de fatos, mas de valores” (William Ralph Inge).

George Felipe de Lima Dantas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.