Tropa de Elite 3 e o fim da PM

0

“A PM do Rio tem que acabar!” Frase do personagem Ten-Cel Nascimento no filme Tropa de Elite 2. Parece-me óbvio que haverá um terceiro filme Tropa de Elite. Óbvio também é dizer sobre o tema que será o alicerce de toda história.

Uma trilogia de filmes que falam sobre a segurança pública, especificamente sobre as polícias militares.

No primeiro filme, enfatizou-se sobre o treinamento violento dos policiais militares que resultam em tratamento violento às pessoas; além de uma série de falhas estruturais dessas instituições e a violência urbana. No segundo filme, foca-se em um estado paralelo do crime em conluio com o governo; também trata da imagem corrupta de policias, políticos e mídia. E o terceiro filme de Tropa de Elite? Vão falar sobre o quê?

Ora, é evidente que será uma continuação da frase do Ten-Cel Nascimento. O que seria essa polícia desmilitarizada? Há algumas PECs que falam sobre esse tema, mas pouco dizem como seria de fato essa polícia. Um filme de grande sucesso como é o caso de Tropa de Elite, com o talento de Padilha e redatores especialistas no assunto, a imagem de uma polícia desmilitarizada será facilmente construída e divulgada a toda população.

É fácil imaginar como seria essa polícia após ter a imagem dela na mente. Não é a toa que o cinema é uma arte de grande valor em qualquer época. Sendo assim, propor votação popular depois do sucesso desse Tropa de Elite 3 sobre uma nova polícia, cujos poderes se centralizam nas mãos do governo federal, será uma jogada e tanto. Votações em internet não tem muito efeito na formação de opinião popular, mas um filme bem produzido sim.

Apenas deduzo que tal filme surge nos próximos anos. Não vão conseguir convencer ninguém se não tiverem a imagem de uma nova polícia na cabeça das pessoas. Policiais sorridentes, educados, com rostos angelicais, sem fardas, sem armas, honestos, etc. Nesse novo filme, o policial será um bom samaritano que ajuda as velhinhas a atravessarem as ruas. Nenhuma imagem negativa será imposta a esse novo policial do filme Tropa de Elite 3. Quem já assistiu aos dois anteriores, percebe que nenhum deles tem um rostinho angelical, salvo um dos coronéis, mas em compensação, não tem caráter.

Caso seja real a possibilidade desse terceiro filme, vão jogá-lo nos cinemas após as olimpíadas. Seria mais estratégico. Antes disso não creio. Mas de uma coisa é certa, ou as PMs se organizam ou vão organizar por elas.

Diego Magalhães.

 Observação: A capa que ilustra este artigo é um fake que rodou na internet não sendo portanto capa de nenhuma produção nacional.


Leia Mais: 

Qual a diferença da polícia dos Estados Unidos e a do Brasil? 

Só existe polícia militar no Brasil?

A desmilitarização da PM e o genocídio do crime no Brasil

E nós, policiais militares, o que devemos fazer nesse momento de trevas?

Artigo de um Sargento Policial Militar: Não queremos ser oficiais!

Estão tentando impor a luta de classes dentro da PM

Cultura Criminal

O que fazer para ganhar um salário de Coronel da Polícia Militar?

Leia e entenda a PEC 51 que quer desmilitarizar as PM’s

DEPRECIAR, DESMERECER, DESMILITARIZAR

Os heróis da PM

A falácia da desmilitarização da polícia

O homem, a polícia e os glóbulos brancos

Faça a sua parte: Estude!

Segurança Pública e a luta de classes

Pedagogia do crime

Mocinho e Bandido

Desproporcional não é só o 7 a 1

Assassinos da inteligência

Consultem o PCC

A bomba atômica do comunismo

Governo brasileiro especializa detentos em criminalidade à distância

Mudança de regime por decreto

O Marxismo cultural e a nossa violência Quotidiana

A polícia, o bem e o mal

O jornal, os “especialistas em segurança” e a realidade

Reflexões sobre a proposta de desmilitarização da polícia

 

{jcomments on}

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA