Você é bem-sucedido?

O fundador das organizações Injoy Stewardship Services e EQUIP, escritor e palestrante John C. Maxell disse: “Quem chega ao topo sozinho fez alguma coisa errada no caminho”. Ele, John C. Maxell, não disse que não é possível chegar ao topo sozinho, mas que se alguém chega ao sucesso de forma solitária, na verdade fez algo errado.

O que acontece é que nenhum líder será bem-sucedido se não contar com ajuda de pessoas. Interessante falarmos de alguém ser bem-sucedido, pois a palavra “sucedido” é o particípio passado do verbo suceder que tem como um dos significados “vir depois”, “seguir-se”, “ser sucessor”, ou seja, podemos considerar que aquele que é bem-sucedido é alguém que pessoas o sucederam, o seguem, o tem como líder. Sendo assim, não há como ser bem-sucedido sem liderar alguém. Ser bem-sucedido significa ter relacionamentos, criar conexão emocional com seus liderados. Ser bem-sucedido significa ter uma vida que inspira outras pessoas a buscarem ser melhor a escolherem a excelência.

Abraham Lincoln, 16o presidente dos Estados Unidos, também afirmou: “A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns”. Não há possibilidade de um líder estar em completa solidão se ele estiver se relacionando com as pessoas e colocando o relacionamento como prioridade. Ser bem-sucedido é liderar pessoas e levá-las a buscar e encontrar seu potencial máximo, levar as pessoas ao crescimento emocional, intelectual e espiritual.

Se ser bem-sucedido é liderar pessoas, por onde começar? A verdadeira liderança tem um início, mas não tem um fim. A verdadeira liderança começa em si mesmo, aprendendo a si conhecer, sendo autêntico mas sem ser arrogante, sendo gentil sem ser inseguro, sendo empático sem ser falso. A liderança passa posteriormente pelos membros da família, depois aos familiares e pelos amigos e colegas de trabalho e escola. E por fim, a liderança acaba no constante aprendizado que não tem fim.

Como humanos, ser bem-sucedido é ter relacionamentos e ter alguém que espera que você seja exemplo. Tenha certeza que será muito mais gratificante levar pessoas ao topo consigo do que chegar lá sozinho. Não tenha dúvida que será mais gratificante adiar a premiação de todo seu esforço e trabalho, adiar um pouco o atingimento der suas metas se fizer isso de forma a fortalecer seus relacionamentos do que receber todos os bônus de forma solitária.

E você? Sua equipe lhe vê como um líder? Seus colegas o admiram? Sua família lhe vê como uma pessoa amorosa ou autoritária? Seus filhos seguem seus passos? As pessoas lhe preferem presente ou ausente?

Se você, que é líder, está se sentindo solitário na condução de sua vida, tanto profissional como familiar, isso significa que ninguém segue sua liderança, e se ninguém segue sua liderança, você não lidera ninguém, e se não lidera ninguém você não é um líder.

A liderança pressupõe relacionamento. Escolha se relacionar de forma excelente com as pessoas e sua liderança será potencializada.

Ainda dá tempo. Escolha a excelência.

Cristiano R. Costa é palestrante e escritor de artigos referente à Excelência e Liderança.

www.cristianorcosta.com.br

www.facebook.com/palestrantecristianorcosta 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.