Colômbia inaugura centro de comando, com tecnologia de ponta, dedicada a segurança pública

A Secretaria de Seguridad, Convivencia y Justicia escolheu à Motorola Solutions para modernizar sua plataforma de comunicações para segurança pública e emergências.

Bogotá posiciona-se como a primeira cidade da Colômbia a contar com um sistema integrado e único onde as diferentes agências poderão interoperar e agir de maneira coordenada.

Antes, no antigo sistema de emergências, diferentes agências não podiam se comunicar, dificultando ações coordenadas que exigiam resposta imediata.

A comunicação entre diferentes equipes implicava uma logística que poderia adicionar vários minutos ao tempo de resposta; minutos que, em momentos de emergência, fazem a diferença para salvar uma vida.

Agora, com o novo Centro de Comando, Controle, Comunicações e Computação, de maneira quase instantânea – apenas pressionando um botão – a Polícia Nacional, o corpo de Bombeiros, o Departamento de Urgências e Emergências em Saúde (DUES, na sigla em espanhol), a Secretaria de Mobilidade e o Instituto Distrital de Gestão de Riscos e Mudança Climática (IDIGER), estarão totalmente integrados, podendo responder em menor tempo a qualquer tipo de emergência ou eventos de grande escala.

“É um orgulho para nós que Bogotá tenha escolhido a tecnologia da Motorola Solutions para sua plataforma de comunicações de segurança pública e emergências. Além de posicionar a cidade na vanguarda, permitirá aos seus mais de 8 milhões de habitantes contar com uma resposta mais rápida e efetiva em caso de emergências”, disse Jairo Mahecha, diretor da Motorola Solutions para o norte da América Latina.

O centro desta plataforma é o sistema de radiocomunicações Motorola Solutions ASTRO® 25, baseado no padrão internacional Projeto 25 (P25). A tecnologia é utilizada por algumas das maiores agências de segurança pública do mundo.

Agora, é possível realizar a autenticação de rádios, evitando possíveis clonagens, e criptografia de comunicações, para evitar que terceiros possam acessar as conversas compartilhadas em uma missão. Além disso, a operação não é mais interrompida, pois a programação dos rádios pode ser feita de maneira automática e remota.

Todos os rádios da nova geração integrados à operação têm a capacidade de incorporar funcionalidades de localização GPS. Com isso, é possível determinar a posição exata dos agentes em campo, simplificando a distribuição de tarefas e missões táticas.

Sendo uma evolução do componente de radiocomunicações da linha 123 (190 no Brasil), sobre a mesma plataforma foi construída a base do novo Centro de Comando, Controle, Comunicações e Computação. Como resultado, a transição do sistema anterior para o novo foi feita de modo ágil, sem nenhum incidente ou complicações que poderiam afetar as operações ou serviços das forças de segurança pública e demais instituições que prestam serviços à comunidade.

Mais de 8.000 rádios P25 da Motorola Solutions, distribuídos entre as cinco agências do distrito estarão conectados à mesma rede, que ainda possui disponibilidade para que outras cidades possam unir-se e beneficiar-se da plataforma. Este é o primeiro passo para um sistema nacional de comunicações unificadas.

Todo o sistema terá o suporte do Centro de Manutenção e Operação (CMO), que aumentará a estabilidade e eficiência da operação. Nele, a Motorola Solutions monitora a rede em tempo real. Este centro será operado pela empresa para ajudar a garantir a operação e disponibilidade do sistema.

Fonte: DefesaNet

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