Companhia divulga investimento em sistema de inteligente de segurança pública em Uberaba

Edital de licitação para compra de equipamentos do projeto 'Cidade Vigiada' foi publicado pela Codiub no Porta-Voz.

0
Investimento em Uberaba será feito com recursos da própria Codiub — Foto: Reprodução/TV Integração

A Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub) divulgou, na última semana, que vai investir em um sistema de inteligente de segurança pública. Chamado de “Cidade Vigiada”, o sistema é composto por câmeras com software de leitura de placas, analíticos forenses e um Centro de Monitoramento e Controle.

edital de licitação para a compra de equipamentos foi publicado no Porta-Voz da última sexta-feira (5). O processo prevê a aquisição de até 330 câmeras, o que será suficiente para que a Codiub ofereça o serviço para outros municípios.

Segundo o presidente da Codiub, Denis Silva, o projeto “Cidade Vigiada” vem sendo desenvolvido há dois anos. Nesse intervalo, a companhia estudou e testou várias possibilidades de monitoramento, além de enviar servidores para capacitação em empresas que fornecem equipamentos.

Silva afirmou que o investimento em Uberaba será feito com recursos da própria companhia. A previsão é de investir cerca de R$ 1,5 milhão na primeira etapa, o que deve incluir o Centro de Monitoramento e mais de 50 câmeras. Segundo ele, a ideia é constituir um “case” de sucesso na cidade para atrair cidades interessadas e criar um cinturão de segurança na região.

“Embora segurança pública não seja diretamente obrigação da Prefeitura, e sim do Estado, o prefeito entendeu que podíamos e deveríamos sim contribuir. Da nossa parte como companhia fizemos gestão, economizamos recursos para poder anunciar esse investimento inicial. Esperamos que o processo seja rápido porque a comunidade precisa e muito desse trabalho”, afirmou o presidente da Codiub.

O projeto “Cidade Vigiada” já foi apresentado ao secretário municipal de Defesa Social, Wellington Cardoso Ramos e para o secretário executivo do Conselho Municipal de Segurança Pública (Comseg), Roberto Oliveira.

Como vai funcionar?

Ainda de acordo com Silva, diferente do sistema “Olho Vivo”, em que o monitoramento é realizado apenas assistindo a transmissão das câmeras, o sistema da Codiub será totalmente inteligente, com softwares analíticos que acusam, por exemplo, veículos roubados.

Além disso, o monitoramento poderá ajudar as forças de segurança na análise de eventos pretéritos. Será possível, por exemplo, identificar veículos e ou pessoas que passaram por determinado local a partir de características definidas, como cor, modelo, dentre outros no caso de veículos e ou mochilas, sacolas, bolsas, vestimenta, no caso de identificação de indivíduos.

Investimento em Uberaba será feito com recursos da própria Codiub — Foto: Reprodução/TV Integração

FONTE –
https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2019/07/08/companhia-divulga-investimento-em-sistema-de-inteligente-de-seguranca-publica-em-uberaba.ghtml

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.