Pesquisa científica aplicada cria modelo inovador de gestão em segurança pública

Militar que desenvolveu estudo também criou um sistema de informação para absorção, manipulação e cadastro sistemático de dados para apoiar a atividade de inteligência

0

A segurança pública em Santa Catarina ganhou um novo aliado na prevenção e repressão à criminalidade: a gestão do conhecimento. Comum em organizações privadas que buscam competitividade, o recurso foi incorporado ao modelo de gestão do setor proposto pelo cabo da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) Jocemar José Freire. A criação do modelo é resultado de um estudo de mestrado em engenharia de processos na Univille, concluído por Freire em 2016. Os conceitos e ferramentas da gestão do conhecimento propostos no estudo já foram implantados no Observatório de Inteligência e Segurança Pública do 14º Batalhão de Polícia Militar, em Jaraguá do Sul. A dissertação de mestrado foi transformada em livro, lançado em 2018, em Florianópolis.

“O propósito é facilitar a criação e o compartilhamento do conhecimento, abrindo espaço para a inovação e o aprendizado na organização em benefício dos profissionais, dos cidadãos e da sociedade”, explica Freire, graduado em Ciências da Computação pela FURB e mestre em engenharia de processos pela Univille. Ele compartilha a autoria do livro com a orientadora da pesquisa de mestrado, a professora Sandra Furlan, doutora em engenharia de processos e atuante nas áreas de gestão do conhecimento e inovação tecnológica, e o coronel da PM e diretor de formação e capacitação profissional da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina, José Luiz Gonçalves Silveira, pós-doutor em engenharia e gestão do conhecimento pela UFSC.

Segundo Freire, o modelo proposto no estudo fornece uma visão macro do setor e permite uma implantação continuada, com abordagem prática e tecnológica, adaptando-se a novas necessidades. Para apoiar a atividade de inteligência, o cabo desenvolveu também um Sistema de Informação para absorção, manipulação e cadastro sistemático de dados.

O livro Gestão do Conhecimento na Atividade de Inteligência de Segurança Pública – uma abordagem prática e tecnológica, da Appris Editora, pode ser adquirido na Amazon, Livraria Cultura, Shoptime e Submarino.

Fonte: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/especial-publicitario/univille/noticia/2020/05/04/pesquisa-cientifica-aplicada-cria-modelo-inovador-de-gestao-em-seguranca-publica.ghtml

Anúncios

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.