CapaNotícias

Espólio de guerra – Talibã inspeciona armas deixadas para trás por ordem de Bidem

Compartilhe nas redes sociais

A retirada das forças armadas americanas do Afeganistão tem se mostrado um dos episódios mais desastrados da história recente da política externa americana. As milhares de pessoas que buscaram abrigo, e uma chance de fuga, no aeroporto de Cabul, são o retrato de desespero da vida sob o regime Talibã. Talvez as cenas mais dramáticas, que ilustrem o pavor popular, foram aquelas onde as pessoas se penduravam na fuselagem dos aviões na tentativa desesperada de fuga.

Mas a cada dia a situação se torna mais preocupante. Hoje as forças do talibã lideradas por, Abdul Hamid Hamasi, inspecionaram veículos blindados dos EUA deixados para trás em Cabul. O espólio é impressionante, as forças do regime talibã herdaram 600 mil armas, 75 mil veículos e 200 aeronaves abandonadas pelas tropas americanas por ordem do presidente democrata (socialista) Joe Biden.

Quando lembramos que grande parte do poder do regime Talibã, antes da invasão americana, foi estabelecido com base nos equipamentos deixados para trás pelas forças soviéticas podemos ter uma ideia de como os atuais governantes do país utilizarão os espólios de guerra herdados na desastrosa retirada dos militares americanos do solo afegão.

Ainda é difícil prever quais serão os próximos passos na estabilização do governo talibã, a única certeza é que o grupo deverá estabelecer a sharia como fundamento legal para administração do país. O temor é que a interpretação radical do grupo sobre as leis islâmicas mergulhe novamente o pais em uma era de trevas. Além disso, a ascensão Talibã pode ser o estopim para a retomada do terrorismo jihadista em escala global, principalmente se lembramos que Osama Bin Laden, líder da Al Qaeda, responsável pelos atentados do 11 de setembro, baseavam suas operações em território afegão.

Associação Nacional de Militares publica carta à nação – “polícias militares não podem ser empregadas de forma disfuncional por nenhum Governador”
Estado Democrático de Direito: Polícia Federal Realiza Busca e Apreensão nas Residências de Sérgio Reis e do Deputado Otoni de Paula

Notícias

Cultura

Editorial

Menu