Notícias

Governo federal lança centro estratégico para combate ao tráfico

Compartilhe nas redes sociais

fonte: Conexão Política

Por: Raul Holderf Nascimento 

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, lançou um novo projeto-piloto do Centro de Excelência para a Redução da Oferta de Drogas Ilícitas (CdE).

Trata-se de uma estrutura que vai possibilitar a elaboração de pesquisas, mapeamento, relatórios e compartilhamento de evidências científicas sobre os mercados de ilícitos de drogas no país.

Segundo o secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Luiz Roberto Beggiora, todos os dados que cruzarem os sistema do CdE devem reforçar as estratégias de combate ao tráfico de entorpecentes.

“O CdE será responsável pela realização de pesquisas e análises relacionadas ao comportamento das organizações criminosas de tráfico nacional e internacional de drogas, visando a obter subsídios para a tomada de decisão nas políticas públicas de redução da oferta de entorpecentes, em especial na descapitalização dessas organizações por meio da quebra do fluxo financeiro e do confisco de seus patrimônios.”

O tempo do projeto-piloto será de 18 meses e, após o prazo estabelecido, poderá ser implementado efetivamente dentro das atividades da Senad.

Para o coordenador do CdE, Gabriel Andreuccetti, o plano estratégico vai fortalecer ainda mais as capacidades estatísticas, analíticas e de monitoramento da segurança pública.

“As informações produzidas pelo CdE devem facilitar diálogos dentro do Brasil e com países vizinhos na busca por soluções articuladas, coordenadas e integradas para os problemas associados às drogas e ao crime”, afirmou Andreuccetti.

FBI encontra mais de 30 crianças desaparecidas durante operação na Califórnia
Piauí – Edital de concurso da Polícia Militar será lançado em fevereiro, garante comandante geral

Notícias

Cultura

Editorial

Menu