Goiás visa implementar medidas de segurança pública na região do Entorno

Projeto sugere a criação de um Centro Integrado das forças policiais para 2021

Por: Augusto Araújo – fonte: Jornal Opção

A Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) o Governo do Distrito Federal (DF) e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, se reuniram para discutir projetos para o fortalecimento da segurança na região do Entorno do DF. Detalhes do projeto foram discutidos nesta terça-feira, 24, por representantes das pastas, que se reuniram em Luziânia.

O secretário Rodney Miranda, da SSP-GO destacou as quedas importantes nos indicadores de criminalidade na região e ressaltou que o objetivo é reduzir mais e levar “as ocorrências para patamares mínimos”. Para tanto, seria necessária uma união entre os policiais de Goiás, Distrito Federal e da União.

“Temos que aperfeiçoar ainda mais o nosso trabalho e aumentar, principalmente aqui na região do Entorno, a integração tanto com o DF quanto com o governo federal”, enfatizou Miranda.

O Secretário Nacional de Segurança Pública, coronel Carlos Paim, destacou a importância da seguridade para que áreas como a economia se fortaleçam. ”Nós estamos aqui para poder ouvir e junto a eles, buscar soluções para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros que vivem nessa região”, completou.

Segundo o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, a integração entre as forças policiais do DF e de Goiás é algo que já vem sendo feito, mas que a criação de um Centro de Operações Integrado deverá potencializar os resultados.

Contudo, Torres destacou que “precisamos avançar, formalizar isso [a integração de forças], criar estrutura física, logística, estrutura de recursos humanos, para a gente atuar nessa região e poder fazer um trabalho melhor”, defendeu.

Rodney Miranda ainda levantou a ideia de levar para a região, além de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) e do Batalhão de Choque, o Grupamento de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro), o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e o Grupo de Rádio Patrulhamento Aéreo (Graer). Assim, formaria o Comando de Missões Especiais Norte.

Queda da criminalidade

De acordo com os dados do Observatório de Segurança Pública, os registros de crimes violentos na região do Entorno têm caído de forma consecutiva. De janeiro a setembro de 2020, quando comparado com igual período do ano passado, os registros de homicídio caíram 21,33%.

O crime de latrocínio diminuiu 25% neste período. Roubo a pedestres reduziu suas taxas em 23,85%, enquanto o roubo de veículos apresentou queda de 35,82%. Por fim, o roubo em comércio baixou 20,39% e roubo em residências caiu 35,66%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.