Polícia Civil apreende estátuas e canhão usado na Guerra do Paraguai

Policiais da 6ª DP (Cidade Nova) realizaram, na madrugada desta quinta-feira (24/09), uma operação para prender integrantes de uma quadrilha que roubava estátuas e outros materiais, especialmente em bronze, em praças do Rio de Janeiro. Dois homens foram presos durante a ação. 

De acordo com os agentes, eles chegaram no momento em que quatro homens tentavam realizar mais um furto,na Praça Onze. Ao perceberem a presença dos policiais, houve troca de tiros e dois deles conseguiram fugir, em direção ao Morro da Providência, no centro do Rio. Eles usavam uma kombi para transportar o material furtado. 

Com os criminosos foram encontrados uma cabeça de Rosária Trotta, mãe de Frederico Trotta, militar e político brasileiro; estátua de uma criança em homenagem a Álvaro Dias, professor da Igreja Presbiteriana; e uma placa em bronze. Além disso, um item histórico e secular também foi apreendido: um canhão usado na Guerra do Paraguai, o maior conflito internacional armado ocorrido na América do Sul, de dezembro de 1864 a março de 1870, que é Patrimônio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

FONTE – https://www.osaogoncalo.com.br/seguranca-publica/88080/policia-civil-apreende-estatuas-e-canhao-usado-na-guerra-do-paraguai

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.