ROTAM/PMDF completa 16 anos de operação e recebe homenagem da ROTA/PMESP

A ROTAM da Polícia Militar do Distrito Federal completou 16 anos de sua criação e operação nas ruas de Brasília.

Viaturas da ROTAM durante os vários momentos históricos.

Fruto de um sonho, ela foi iniciada por ordem do Comandante Geral da PMDF à época, Coronel Renato Fernandes de Azevedo, com colaboração do SubComandante Geral o Coronel Flávio Lúcio de Camargo conforme narra a Instrução Normativa CME N°1 de 21 de abril de 2019:

“DO HISTÓRICO:

No início do ano de 2004, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) idealizou a criação de frações de tropa de apoio, oriundas da tropa ordinária, ao Comando de Policiamento Regional Metropolitano (CPRM) e ao Comando de Policiamento Regional Oeste (CPRO).
Na busca do aprimoramento da tropa que iria apoiar os grandes Comandos, realizou-se do dia 19 de abril a 07 de maio de 2004, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), o curso de Patrulhamento Tático Móvel, por determinação do Excelentíssimo Senhor ComandanteGeral CEL QOPM Renato Fernandes de AZEVEDO.
No CPRO, com sede localizada num casarão à retaguarda do Fórum de Taguatinga/DF e comandado pelo Senhor CEL QOPM GILBERTO Alves de Carvalho, esse grupamento, inicialmente foi chamado de “PATAMO Oeste”, posteriormente, passou a ser chamado de “Comando Tático Oeste”.
O CPRM, à época, sediado no anexo do Comando Geral e comandado pelo Senhor CEL QOPM Luiz Roberto LOBO RODRIGUES, iniciou os trâmites da documentação para a criação das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (ROTAM), no referido Comando.
No final de 2004 e início de 2005, foram ministrados 02 (dois) Cursos de Radiopatrulhamento para o efetivo que já constava nos quadros e aqueles que seriam transferidos para executar essa forma de policiamento na Corporação.
No dia 02 de maio de 2005, por meio da Portaria PMDF Nº 454, o Comandante-Geral da Polícia Militar do Distrito Federal, CEL QOPM AZEVEDO, criou o tipo de Policiamento Tático. Para exercer essa atribuição designou as frações de tropas subordinadas aos CPRO e CPRM, agora já denominadas formalmente de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas – ROTAM.
Nessa mesma data, por meio da Portaria PMDF nº 455, criou-se o uniforme tático com a identidade visual do camuflado urbano também previsto para a pintura das viaturas utilizadas no patrulhamento tático. Este padrão de camuflado foi proposto por uma comissão de policiais militares, representada pelo 2º TEN QOPM OLAVO Freitas Mendonça.
Ainda no mesmo ano, foram adquiridas 12 (doze) viaturas Nissan XTERRA, destinando-se 06 (seis) para o CPRM e 06 (seis) para o CPRO, todas pintadas no padrão camuflado urbano. Concomitantemente, chegaram algumas motocicletas no padrão visual camuflado, iniciando assim, um novo processo de policiamento tático dentro da ROTAM, executado pelo Grupamento Tático Motociclístico (GTM).
No início do ano de 2006, o Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), com sede nas instalações do 13º BPM, Sobradinho-DF, comandado pelo CEL QOPM Luiz Augusto PENNA, estruturou a ROTAM para apoio ao referido Comando.
Em seguida, promoveu-se o I Curso Operacional de ROTAM (I COR), o qual contou com todo o efetivo da ROTAM do CPRL, além de 02 (dois) Oficiais e 02 (duas) praças do CPRM e do CPRO.

A viatura e farda em camuflagem urbana já são uma tradição na PMDF. Foto na APMB em cerimônia em 2021.

A ROTAM do CPRL foi inaugurada numa solenidade no 13º BPM, no dia 13 de março de 2006. A partir dessa data, o efetivo que frequentava o I COR iniciou seu Estágio Operacional de ROTAM e no dia 21 de março daquele ano foram formados os primeiros “ROTAMZEIROS”. A partir daquele dia, embarcados em 06 (seis) viaturas camufladas GM BLAZER, iniciaram a atividade de Policiamento Tático na área do CPRL e, desta forma, todo o Distrito Federal foi alcançado pelo policiamento da ROTAM.
Destaca-se que no I COR foram ministradas instruções a respeito da recém-formada Doutrina da ROTAM/PMDF, sendo esta iniciada com a contribuição dos conhecimentos adquiridos pelo Aspirante-a-Oficial PMDF Maurício de Ávila PANISSET, primeiro policial militar raiado da PMDF, formado no V COR das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas – ROTAM/PMGO de 2005.
Em 2008, o CEL QOPM Luiz Henrique FONSECA Teixeira, Comandante do Comando de Policiamento (CP), unificou sob seu comando os efetivos de ROTAM dos três Comandos Regionais. Em agosto do referido ano, a sede da ROTAM já unificada foi instalada na área que compreendia o 4º BPM, na Região Administrativa do Guará, tendo como Comandante da ROTAM o MAJ QOPM Paulo Henrique TENÓRIO.
Por meio do Decreto Distrital nº 31.130, de 07 de dezembro de 2009, criou-se, na estrutura organizacional da PMDF, a Companhia Independente de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas, comandada pelo MAJ QOPM Marcus Paulo KOBOLDT e subordinada diretamente ao Comandante do Comando de Policiamento (CP).
Na data de 19 de agosto do ano de 2011, foi assinada a Portaria PMDF n° 753 que ativou o 1º Batalhão de Patrulhamento Tático Motorizado (1º BPTM). Em 30 de agosto do referido ano, foi realizada a solenidade de instalação do Batalhão de ROTAM e nomeação do Comandante da Unidade, TC QOPM Juarez Teixeira MADUREIRA Junior.
A atual denominação formal de Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas – ROTAM somente foi instituída por meio do Decreto Distrital nº 38.068, de 20 de março de 2017, o qual definiu a existência de apenas um Batalhão de ROTAM, subordinado ao Comando de Missões Especiais (CME).
Os anos subsequentes, foram importantes para a consolidação da Doutrina ROTAM/PMDF, com contribuições fundamentais dos Cursos Operacionais de ROTAM seguintes na Corporação. Oficiais e praças que operam diariamente nos pelotões de ROTAM colaboram e contribuem para o aprimoramento da Doutrina de ROTAM/PMDF, colocando à prova as técnicas e procedimentos doutrinários na execução do Patrulhamento Tático.”

Assista a homenagem da ROTA da Polícia Militar do Estado de São Paulo, considerada a tropa tática policial militar mais tradicional do Brasil, a ROTAM DF:

Tive a honra de compor esse nobre efetivo “Rotamzeiro” por duas oportunidades, no início das atividades em 2004, na ROTAM do CPRM, então comandada pelo Capitão Paim (atual Secretário Nacional de Segurança pública do Ministério da Justiça), e depois como subcomandante da ROTAM do CPRO. Estive presente também quando as três companhias foram unificadas em agosto de 2008, na primeira sede histórica do Batalhão de ROTAM, nas instalações, precárias, do 4° Batalhão da PMDF na cidade do Guará.

Tropa da ROTAM, recém unificada em Batalhão, em foto histórica com o Coronel Cerqueira Comandante Geral e Coronel Fonseca Comandante de Policiamento (DOP), após treinamento no BOPE.

Que Deus Todo Poderoso abençoe todos os Rotamzeiros, do passado, do presente e do futuro.

E que o mal sucumba para sempre!

ROTAM!!!

Major Olavo.

Fonte:

5 Replies to “ROTAM/PMDF completa 16 anos de operação e recebe homenagem da ROTA/PMESP”

  1. Parabéns a todos ROTAMZEIROS principalmente aos pioneiros que lutaram muito para que hoje, o batalhão seja referência internacional!!!!
    FORÇA E HONRA!!
    VIVA O RAIO VERMELHO IMORTAL !!!

  2. Quando da distribuição dos formandos da minha turma, tive o privilégio de ser lotado no 1⁰ BPM, Batalhão Pioneiro. Nessa época conheci o tenente Olavo, um dos policiais mais operacionais que conheci neses quase 19 anos de PMDF. Foram anos de glórias e aprendizados, de muitos serviços noturnos, muitas atendimentos de ocorrência e muitas prisões, eu trabalhava com os melhores. Lembro-me quando este nosso saudoso FOX deixou o 1⁰ BPM para ir ajudar montar a ROTAN, levando alguns dos melhores policiais do TÁTICO Operacional, grandes amigos.
    Hoje, após 16 anos, a ROTAN, onde tenho grandes amigos, é uma unidade que honra a todos nós PMDF.
    Aproveito está data para parabenizar todos os ROTANZEIROS e mandar um abraço para os grandes: 3⁰ SGT Levi e 3⁰ SGT Arantes (Surubim), abraço que estendo a todos do grupamento!
    Ao nosso, hoje, major Olavo, parabéns pela matéria onde reconhece essa casa de gigantes!

    Que nosso bom Deus os abençoe todos os senhores com vida longa, saúde e força!

    3⁰ SGT Vespaziano 17⁰ BPM.

  3. Sargento carrera,tive a honra de fazer o curso de padronização operacional de Rotam no cprm saudades do grandes guerreiros do tático cinza,bom tempo hoje na Reserva ficam as lembranças, grande abraço

  4. Sargento carrera,tive a honra de fazer o curso de padronização operacional de Rotam no cprm saudades do grandes guerreirtático cinza,bom tempo hoje na Reserva ficam as lembranças, grande abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.