Vice presidente dos EUA desembarca na Coréia do Sul

O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, chegou à base aérea norte-americana em Osan, na província de Gyeonggi, neste domingo, iniciando uma visita de três dias à Coréia do Sul em meio à crescente tensão na península coreana.

Depois de chegar, visitou o Cemitério Nacional em Dongjak-dong, Seul, e passou o resto do domingo de Páscoa com as tropas americanas, suas famílias e o pessoal militar sul-coreano. “O Vice Presidente Pence assistiu a um culto de adoração com soldados dos EUA e teve jantar de domingo de Páscoa com eles”, disse um oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

De segunda a terça-feira, Pence terá agenda para se encontrar com o presidente em exercício e com o primeiro-ministro da Coréia do Sul  Hwang Kyo-ahn e o presidente da Assembléia Nacional Chung Sye-kyun. Ele também planeja visitar a Zona Demilitarizada e fazer um discurso na Câmara de Comércio Americana na Coréia antes de encerrar sua turnê no país.

Esta é sua primeira parada em uma viagem de quatro destinos na Ásia-Pacífico, incluindo Japão, Indonésia e Austrália.

Pence é o mais alto funcionário dos EUA a visitar a Coréia do Sul sob o governo Donald Trump. A Coréia do Sul também é o primeiro país asiático que ele viajou como vice-presidente. Sua viagem deve enviar uma forte advertência à Coréia do Norte sobre seu ciclo de testes de mísseis nucleares e balísticos, ao mesmo tempo que reafirma o compromisso de Washington com a aliança de segurança com Seul, de acordo com analistas. Eles disseram que a visita de Pence pode ajudar a apaziguar as crescentes preocupações sobre uma possível guerra na península, enquanto a administração Trump está aumentando seu poder de pressão para o regime Kim Jong-un, e Pyongyang prometeu “bater de volta” contra qualquer provocação dos EUA.

A tensão na península atingiu novos níveis, enquanto o governo de Trump, que recentemente estabeleceu a “máxima pressão e engajamento” na Coréia do Norte, tem intensificado sua demonstração de força contra o regime de Kim.

USS Carl Vinson e a frota de guerra americana segue para a península coreana.

O porta-aviões nuclear USS Carl Vinson e seu grupo de ataque está indo para a península coreana, embora inicialmente estivesse programado para ir para a Austrália depois de terminar o exercício militar Foal Eagle na Coréia do Sul. A Coréia do Norte respondeu com furor no sábado dizendo: “Estamos preparados para responder a uma guerra total com uma guerra total e estamos prontos para atacar com ataques nucleares do nosso próprio armento contra ataques nucleares externos”. Também exibiu mísseis durante um desfile militar naquele dia marcando o 105º aniversário do nascimento de seu líder fundador Kim Il-sung.

No domingo, tentou disparar um míssil balístico não identificado.

Neste contexto, espera-se que Pence e Hwang discutam como reforçar a pressão conjunta dos dois aliados no Norte para parar suas ambições nucleares, disseram fontes diplomáticas. Eles provavelmente exortarão a China a exercer mais pressão na Coréia do Norte, ao mesmo tempo em que reafirmam um plano para implantar uma bateria de defesa da área de alta altitude e potência dos EUA na Coréia do Sul, apesar da oposição de Pequim.

Em relação às preocupações de Seul serem alienadas das negociações multinacionais sobre Pyongyang, Hwang e Pence podem pôr essas coisas em repouso e prometer que os dois aliados continuarão a trabalhar em estreita colaboração com as políticas da Coréia do Norte. Além disso, Pence pode dar garantias de que o guarda-chuva nuclear dos EUA para seus aliados permanecerá intacto. “Embora o governo Trump tenha ameaçado lançar um ataque preventivo contra a Coréia do Norte, ele aparentemente quer que a China pressione o Norte primeiro e veja como as coisas se desenvolvem”, disse Koh You-hwan, professor de estudos norte-coreanos na Universidade de Dongguk. “E a presença de Pence aqui pode ajudar a tranqüilizar o público de que uma guerra não está entre as primeiras opções que quer em relação à Coréia do Norte. Eu acho que Pence pode acalmar preocupações sobre uma guerra até certo ponto durante sua estada aqui. ”

Pence partirá para Tóquio, terça-feira, para outra visita de três dias. Ele então irá percorrer a Indonésia e a Austrália antes de voltar para casa no dia 25 de abril. Antes da visita de Pence, o secretário de Defesa James Mattis e o secretário de Estado Rex Tillerson visitaram a Coréia do Sul.

Fonte: KOREA TIMES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.