Pós-Graduação em Geopolítica, Segurança Pública e gestão de crises

A partir de uma parceria firmada entre o Instituto SagresInstituto Federalista, a revista Blitzdigital e a Faculdade Mauá de Brasília nasce o primeiro Curso de Pós-Graduação “Lato-Sensu”, Altos Estudos em Geopolítica, Estratégia, Segurança Pública e Gestão de Crises.

A idéia foi reunir grandes nomes do cenário nacional para proporcionar uma formação diferenciada, que capacite os alunos a entender o cenário geopolítico e seus reflexos no cotidiano corporativo, fornecendo aos alunos ferramentas para o planejamento de ações, desenvolvimento de políticas ou assessoramento adequado ao enfrentamento das crises e oportunidades geradas pelas estratégias políticas em prática na atualidade.

General Luiz Eduardo Rocha Paiva – Coordenador do Curso

O coordenador do curso será o General Rocha Paiva, mestre e doutor na área de Ciências Militares, respectivamente, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) e Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Além disso, o militar é pós-Graduado pelo MBA Executivo do Exército Brasileiro – Especialização – na Fundação Getúlio Vargas. Realizou o Curso de Altos Estudos Militares da Escola Superior de Guerra do Exército Argentino, nível pós-graduação, e o Curso de Assalto Aéreo, técnico-operacional, na 101ª Divisão de Assalto Aéreo do Exército dos EUA.

Foi Instrutor na AMAN, EsAO e ECEME e Observador Militar da ONU em El Salvador – América Central.  Atualmente o General Rocha Paiva é professor emérito da ECEME, Diretor da Área de Geopolítica e Conflitos do Instituto Sagres e membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil. Realiza palestras e escreve artigos, publicados em livros, jornais e revistas nacionais e estrangeiras, sobre geopolítica, estratégia, liderança, política nacional e segurança.

Público alvo

A formação do curso não é restritiva, tem como objetivo preparar profissionais, tanto da iniciativa privada quanto do serviço público. A ideia é que a partir do entendimento do quadro geral da geopolítica mundial, os profissionais estejam aptos à identificar as fragilidades de suas corporações e empresas, e possuam as ferramentas para traçar estratégias no enfrentamento das crises, transformando-as em oportunidades de crescimento.

Por isso mesmo a ênfase na compreensão da crise do crime e da violência, que assombram os profissionais da segurança pública e da defesa (civil e nacional) e tem reflexos em todo mundo empresarial. Afinal, sem segurança, não é possível desenvolver um economia forte e sustentável. Hoje, sem dúvidas, o problema mais sério do país que convive com mais de 40.000 homicídios ao ano, números comparáveis a uma guerra civil.

Professores

Como forma de garantir a qualidade do curso todos os parceiros envolvidos estão buscando entre seus colaboradores os melhores profissionais para atuarem como professores no curso. Confira alguns dos profissionais que estarão ministrando aulas na pós-graduação:

Celso Ferro

Celso Ferro

O Delegado da Polícia Civil do Distrito Federal Celso Ferro é um dos maiores nomes da investigação e inteligência policial do Brasil. Durante a sua carreira de 30 anos participou de grandes operações e investigações que foram objeto de grande repercussão..

Especialista em inteligência, com formação dentro e fora do Brasil, Celso Ferro é uma referência em uma área tão delicada, visada e vital para a segurança da sociedade e da nação.

Além do campo operacional e de gestão ele possui vários artigos técnicos publicados, que também são referência dentro e fora do meio policial e acadêmico.

Atividades Profissionais

  1. Advogado. OAB/DF 29.838
  2. Vice-Presidente da TrueSafety Inteligência e Contrainteligência Empresarial Ltda.
  3. Consultor em Segurança, Inteligência e Tecnologia da Informação
  4. Pesquisador, Acadêmico, Coordenador e Professor de Cursos de Pós-Graduação lato sensu.
  5. Produção de artigos científicos na área de Inteligência

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8476850041480058
Site: www.celsoferro.com.br

(saiba mais)

Maria Verônica Korilio Campos

Maria Verônica Korilio Campos

Doutoranda em Educação (UCB). MBA em Gestão Empresarial, com Docência Superior (UDF). Pós-Graduada em Administração Financeira, Orçamentária e Contabilidade Pública (FGV) e em Educação a Distância (UnB). Graduada em Administração de Empresas e em Ciências Econômicas (UDF). Habilitada como Personal e Leader Coach (SBC).

Foi servidora pública do Departamento de Polícia Federal (DPF), da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Ministério da Fazenda (Secretaria do Tesouro Nacional, Secretaria de Política Econômica e Delegacia da Fazenda Nacional), na carreira de Finanças e Controle. Consultora e Professora nas áreas de Administração Pública, Gestão de Pessoas, Planejamento e Gestão.

(saiba mais)

George Felipe de Lima Dantas

George Felipe de Lima Dantas

George Felipe de Lima Dantas é Tenente Coronel Reformado da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).Atuou, quando no serviço ativo, em unidades operacionais e em todas as unidades de ensino da PMDF.Participou da fundação da Academia de Polícia Militar de Brasília (autor da letra da “Canção da Academia”) e da formação da sua “Primeira Turma.”É consultor em assuntos de segurança pública e autor, docente e pesquisador em Análise Criminal e Inteligência de Segurança Pública.

Estes são apenas alguns do nomes que estarão lecionando no pós-graduação, nos próximos dias traremos no blitzdigital novidades sobre os professores que farão parte deste time. Não esquecendo que nosso coordenador, General Rocha Paiva, também será um dos professores do curso.

Parceiros

Um dos grandes trunfos do Curso de Pós-Graduação “Lato-Sensu”, Altos Estudos em Geopolítica, Estratégia, Segurança Pública e Gestão de Crises é a junção de quatro parceiros de peso para desenvolver um produto de alto valor agregado. Estão juntos na iniciativa:

Instituto sagres

No ano de 2004, um grupo de profissionais com ampla formação acadêmica e diversificada experiência em órgãos públicos e privados decidiu criar uma instituição orientada para as melhores práticas de planejamento e gestão. O Instituto SAGRES – Política e Gestão Estratégica Aplicadas é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que tem por finalidade promover estudos e pesquisas, desenvolvimento de soluções tecnológicas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos, bem como eventos, consultorias, capacitação, desenvolvimento e treinamento, em suas áreas de conhecimento.

SITE – https://sagres.org.br/

Centro Universitário Mauá

Em 07 de outubro de 2003 foi constituída a sociedade denominada – INSTITUTO MAUÁ DE PESQUISA E EDUCAÇÃO LTDA, com sede no Setor D Sul Av. Pistão Sul Taguatinga – DF, no Centro da conjunção entre o Plano Piloto de Brasília , considerado área central de Brasília e suas principais cidades satélites, a saber, Taguatinga-DF, Guará-DF, Águas Claras-DF, Cruzeiro-DF, Samambaia-DF e Ceilândia-DF, totalizando aproximadamente um milhão de habitantes, representativos de todas as classes sociais do estrato social brasiliense.

A Faculdade já nasceu com elevado conceito e respeitabilidade, graças ao nome de seus instituidores, coordenadores de curso e professores, que trazem uma larga experiência de administração em importantes Instituições de Educação Superior do Distrito Federal e graças, também, à infraestrutura que oferece, além da já citada excelente localização.

A Faculdade Mauá está se tornando centro universitário o que traz mais robustez e confiabilidade para a execução do curso.

Instituto Federalista

O Instituto Federalista é uma organização sem finalidades lucrativas, composta por brasileiros que, residentes no território nacional ou não, desejam realizar uma transformação substancial no Brasil, no sentido de mudar a estrutura do estado, destravando-o das suas amarras, e assim ampliar a liberdade e a decorrente autonomia de indivíduos, coletividades locais, municipios e estados-membros.

O Instituto Federalista foi fundado em 2005 por Thomas R. Korontai e outros abnegados federalistas para viabilizar a ampliação dos conhecimentos federalistas no Brasil, sobretudo aqueles relativos á proposta do federalismo pleno.

www.if.org.br

Blitzdigital

Nosso país conta com mais de 600 mil policiais e bombeiros militares em seu território. Homens que dedicam suas vidas na manutenção da ordem pública, seja no combate direto à criminalidade e salvando vidas. Apesar do incrível trabalho que prestam à nação não existia nenhuma publicação periódica, impressa ou digital, que atendesse às necessidades deste público.

Para preencher esta lacuna, em 31 de março de 2013, nasce o BlitzDigital, uma revista eletrônica focada em trazer informações relevantes para este público diferenciado, policial ou não. Com o objetivo de atender essa demanda reprimida, atendendo inclusive o grande público que se interessa pelo universo policial, publicamos artigos tecnicos sobre segurança pública, além de notícias, vídeos, artigos e notícias sobre cultura, tecnologia e fé.

www.blitzdigital.com.br

Como tornar-se aluno?

Se você gostou da proposta pode ter todas as informações sobre o curso no site oficial http://posgeopolitica.com.br/ ou pode clicar na imagem abaixo e fazer sua inscrição. Você será direcionado ao formulário de inscrições que está na plataforma da Faculdade Mauá.

Duração e carga horária

A pós graduação terá 380 horas/aula e deve durar cerca de 08 meses. E o melhor é que todo o curso será realizado em EAD ( Educação a Distância), o que pode facilitar o acesso para profissionais de todas as áreas e ainda adequa-se as políticas sanitárias impostas pelos governos.

3 Replies to “Pós-Graduação em Geopolítica, Segurança Pública e gestão de crises”

  1. Brasília-DF, 22Out2020.

    Foi com larga satisfação que encontro mais uma vez dentre os Instrutores alguns conhecidos.

    Aguardo um curso neste nível a anos.

    Espero poder conseguir concluir.

    Obrigado a todas (os).

    1º Sgt EB Carvalho!
    Presidente da Associação Histórica dos Boinas Azuis do Brasil – (AHBABRA)
    61-985765938 zap

  2. Pela Alta Qualidade dos Professores e com um coordenador com o mais alto nível de conhecimento sobre o assunto além de possuir elevada qualidade didática, este curso certamente cobrirá uma lacuna hoje existe na formação e no debate de alto nível sobre Estratégia e Política de Segurança ! Parabens aos organizadores! Agora sim teremos especialistas em condições de debater o tema sem achismos mas com conhecimento de causa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.