Apple e Samsung são denunciadas pela radiação de seus celulares

Os fabricantes de tecnologia Samsung e Apple foram denunciados em um tribunal na Califórnia (Estados Unidos) em razão de vários modelos de seus telefones celulares apresentarem níveis de radiação por radiofrequência mais altos do que os permitidos, podendo ter efeitos prejudiciais à saúde.

A queixa coletiva, apresentada na sexta-feira passada no Tribunal Distrital do Norte da Califórnia, aludiu ao fato de que “numerosos estudos científicos mostraram que a exposição à radiação por radiofrequência afeta organismos vivos”.

Referindo-se a uma investigação publicada originalmente pelo Chicago Tribune, os autores referenciaram estudos mostrando que, em pessoas que carregam os telefones no bolso da camisa ou da calça, os níveis de radiação excedem até 500% os limites permitidos.

Como os fabricantes de tecnologia, especificamente Samsung e Apple, estariam cientes desses riscos, os denunciantes afirmam tratar-se de um caso de negligência, quebra de garantia, fraude ao consumidor e enriquecimento injusto” pelas empresas.

Além de reivindicar que o impacto real dessas tecnologias seja determinado, os demandantes solicitam que a Apple e a Samsung arquem com os “custos de monitoramento médico” e também solicitem “medidas de compensação e precaução”.

Os reclamantes são usuários de vários modelos de celulares de ambas as empresas, incluindo o iPhone X da Apple, iPhone 8 e iPhone 7 Plus e o Galaxy S8 e Note8 da Samsung.

Os possíveis efeitos adversos da exposição a essas radiações incluem risco de câncer, dano genético, alterações no sistema reprodutivo, déficits de memória e distúrbios neurológicos, entre outros, conforme relatado pelos autores da denúncia.

Os limites de absorção de radiofrequência estabelecidos pela Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos estão atualmente fixados em 1,6 watts por quilograma, embora essa instituição tenha concedido suas certificações para todos os produtos mencionados na denúncia.

fonte – https://www.lavanguardia.com/tecnologia/20190826/464260114930/apple-samsung-radiaciones.html
Tradução – Major Aguiar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.