Exoesqueleto protegerá PM’s em protestos

0

A Polícia Militar adquiriu 5 mil kits antitumulto que contêm capacete, escudo, tonfa e um exoesqueleto que protegerá, das mãos aos pés, o corpo dos policiais.

De acordo com o major Souza Santos, vários fatores como peso, maleabilidade e resistência foram levados em conta. “Conheço bem a realidade de uma manifestação, pois trabalhei por nove anos na área central de Brasília. Sei o que o policial passa com o calor, com o tempo em pé e com a violência dos manifestantes”.

O exoesqueleto possui proteção superior para os ombros tórax frontal e dorsal; para o braço, mão, antebraço e cotovelos; para a região pélvica e para coxa, joelho, canela, panturrilha e peito do pé.

Os primeiros dois mil serão entregues em 45 dias. Até a Copa do Mundo, todos os 5 mil estarão em uso. “Os policiais precisam estar preparados para fazer frente às possíveis manifestações durante esse período”. Daí pra frente mais kits serão adquiridos para todo o efetivo.

A ideia é que cada policial possua o seu próprio kit. Nesse primeiro momento, os kits irão para todas as unidades especializadas, como Rotam, Bope e Batalhão de Choque, e as que possuem uma demanda maior de manifestações em sua área, como o 6º batalhão, por exemplo.

Segundo o cabo Adriano Sousa, o equipamento é leve e não prejudica a mobilidade do policial. “Acho que o policial se sentirá mais seguro para trabalhar nas situações extremas”.

Valor abaixo do esperado

O valor de cada kit foi definido com base em valores apresentados por empresas que atuam nessa área de mercado, por meio de licitação. A Polícia Militar adquiriu a unidade por 600 reais, um valor 40% abaixo da estimativa inicial.

Fonte: PMDF

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA