Polícia Argentina informatiza viaturas

0

O Ministro de Segurança da Argentina, Sergio Berni, apresentou em cerimônia na sede do Ministério em Buenos Aires o novo modelo de viatura informatizada para a Polícia Federal Argentina. O primeiro pedido foram de 350 veículos para entrega até o final do ano e de um total de 800 carros que serão incorporados as forças de segurança nacionais.

Os novos carros patrulha da polícia federal argentina têm câmeras de alta definição e é totalmente blindado.

Na Argentina a Polícia Federal realiza patrulhamento das ruas, como a polícia militar no Brasil e por isso tem as mesmas necessidades de segurança, vídeo-documentação, informação digital e proteção que os policiais militares brasileiros.

O nova viatura da Polícia Federal surpreende pela aparência e também pelos recursos tecnológicos a serem utilizados para a prevenção do crime.

Os novos veículos foram desenvolvidos com base em um estudo realizado por uma comissão de peritos técnicos das quatro forças de segurança e policiais federais.

Após a adaptação mecânica, o Ford Focus tem uma blindagem especial em 360 ° nível III, suspensão reforçada e que usa amortecedores a nitrogênio, pára-choques anti-batida e airbags melhorados.

ford patruleros
Nova viatura Argentina. 100% blindada e com para-choques anti-batida.

Além disso, cada carro incorpora tecnologias digitais no valor de $ 30.000 pesos (12.336,00 reais), compostas por seis câmeras no teto que cobre 360 ° graus, e uma em cúpula, também localizada no teto e controlada a partir de um tablet sensível ao toque, manipulada pelo co-piloto ou remotamente a partir do Centro de Monitoramento.

Os carros possuem, também, uma câmera dentro que com capacidade de filmagem e gravação de áudio e sistema móvel de LPR (reconhecimento de placas automatizado, sigla em Inglês) on-line e verifica automaticamente os dados dos carros que cruzam com a viatura.

Outro ponto a salientar é que todos os carros são rastreados: Cada veículo tem um sistema de geolocalização proporcionando aos operadores do atendimento de emergência agilidade na hora de alocar de forma eficiente os prefixos mais próximos da ocorrência. É parecido com o sistema de Geolocalização que a PMDF utiliza desde 2010.

Na cerimônia de apresentação, o Ministro da Segurança, Sergio Berni, explicou que este primeiro lote de viaturas será incorporado as diferentes forças de segurança na cidade de Buenos Aires: 280 deles vão para a PFA e o restante para a Gendarmerie (Polícia Militar Argentina) e para polícia do Aeroporto Internacional.

“Esta viatura é extremamente confiável para as características urbanas da cidade. Os veículos são de fabricação argentina e são totalmente blindadas, além de possuir a suspensão especialmente preparada com câmara de nitrogênio para suportar as mudanças de peso e pressões”, disse Berni.

No que diz respeito às ações das câmeras, o ministro destacou que “a coisa mais importante é que elas podem fornecer provas à Justiça”.

ford patruleros 2
Além do reforço de suspensão a viatura argentina tem sistema de câmeras e de leitura automatizada de placas.

Por fim, o chefe da Polícia Federal Argentina, Di Santo Roman, Comandante Geral, disse: “Estamos satisfeitos que a partir do próximo mês, vamos dobrar o número de viaturas nas ruas com a entrega dos primeiros sessenta carros e dentro de três ou quatro meses as entregas estarão concluídas. “

É uma grande mudança para a polícia da Argentina e um caso muito interessante de ser estudado. Em que pese no Distrito Federal as viaturas já possuírem sistema de geolocalização desde 2010, as demais inovações quanto a blindagem e suspensão são muito interessantes. Resta saber se os cálculos de suspensão foram bem feitos e que os 220 KG de equipamentos e blindagem não acarretem desgastes prematuros em toda a estrutura do carro ou na estabilidade.

A PMDF tinha um projeto de viatura informatizada fabricada especificamente para a atividade policial, onde o terminal de bordo, diferente do argentino, é incorporado ao painel liberando o air bag do comandante da viatura. A suspensão do modelo brasileiro também havia sido melhorada, porém, devido a problemas políticos o projeto tecnológico brasileiro com dois anos de pesquisa e com o protótipo pronto foi cancelado na fase final.

vtr PMDF info
Protótipo da viatura informatizada da PMDF. Projeto cancelado depois de dois anos de pesquisa.

De toda a sorte, os policiais Argentinos devem estar comemorando pois é uma mudança e tanto dos modelos antigos.

viatura argentina sem noção
Antigas viaturas da Polícia Federal Argentina. A mudança veio em boa hora.

Olavo Mendonça.

Assista ao vídeo do lançamento da nova viatura policial argentina:

Fonte e fotos: Ministério da Segurança Argentino e Infobae.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA