Sargento da PMERJ cria app para capacitação policial

0
Aplicativo nacional para capacitação de policiais

É muito bom me deparar com iniciativas empreendedoras e criativas produzidas por policiais militares, mesmo trabalhando em condições precárias, não deixam de pensar em soluções simples e criativas para auxiliar no desenvolvimento das atividades de segurança pública. Ainda que não contem com o apoio de governos ou corporações. Hoje tive a oportunidade de conhecer o BEM BOM, aplicativo para smartphones, idealizado pelo Sargento da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Carlos Eduardo Gama.

O APP funciona como um QUIZ, jogo de perguntas e respostas onde o jogador avança de nível de acordo com a pontuação obtida quando acerta as questões propostas. O diferencial é que todo o conteúdo do jogo é voltado para os profissionais de segurança pública, promovendo uma espécie de treinamento ou educação a distância, mas de uma forma lúdica. O aplicativo encontra-se em fase de desenvolvimento, mas já pode ser baixado tanto para sistema operacional Android quanto IOS.

O desenvolvimento do aplicativo durou cerca de 18 meses, e usa um modelo simples de jogo, onde a mobilidade é mais importante que a sofisticação. São mais de 600 perguntas com temas voltados a atividade dos profissionais de segurança pública. Direito penal, procedimentos em abordagens, polícia comunitária, tecnologia não-letal, primeiros socorros, uso progressivo da força, e legislação de trânsito são alguns dos temas presentes no jogo.

O game estimula o usuário a responder o maior número de questões possíveis de forma alcançar novos níveis e desbloquear pequenas conquistas de acordo com a pontuação obtida. O desafio é testar os conhecimentos profissionais e responder a todas as questões até que não haver mais erros. As preguntas apresentam múltiplas opções da letra “A“ até a “D” e o usuário deve escolher a alternativa correta. Quando erra o jogador não é penalizado, apenas deixa de pontuar, e a pergunta aparece novamente, após algum tempo de jogo, possibilitando que o usuário possa ter uma nova chance, para memorização do conteúdo.

Baixei o aplicativo no meu celular e joguei por cerca de uma hora, confesso que errei algumas perguntas, mas não desisti até mudar de nível. O cadastro pode ser feito através do Facebook, o que agiliza muito a início da atividade, mas se preferir pode-se fazer uma conta sem vinculação à rede social. Como já está disponível nas lojas da Apple e Google a instalação não requer nenhum procedimento especial, basta acessar pelo aplicativo respectivo no celular e instalar.

Aplicativo disponível nas lojas android e IOS, sem dificuldade para instalação
Cadastro pode ser feito através do Facebook
Cadastro pode ser feito através do Facebook
Tela com perfil do facebook

O sistema ainda precisa de alguns ajustes, o que é normal em versões em desenvolvimento, mas cumpre bem o que promete e pode ajudar os profissionais na memorização de procedimento e legislações melhorando a performance no atendimento de ocorrências policiais ou em outras atividades relacionadas à segurança pública, já que possui tópicos dos mais diversos assuntos relacionados ao tema.

O desafio é achar parceiros que para o desenvolvimento completo do APP e sua exploração comercial completa, para que se possam atingir mais profissionais abordando um conteúdo mais complexo e dinâmico.

Exemplo de tela com a pergunta, basta clicar na opção e confirmar.
Questão certa
Caso encontre alguma questão com erros você pode relatar aos administradores.

Se quiser testar seguem os links para baixar o aplicativo:

GooglePlay: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.emiolo.bombemandroid

App Store: https://itunes.apple.com/br/app/bombem/id1031228808?mt=8

Segue o link da fan page no facebook: https://www.facebook.com/pg/Quizbombem 

Por: Luiz Fernando Ramos Aguiar

Anúncios

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA