Leonardo Sant’Anna

1

Tem mais de duas décadas de serviço pela PMDF e é graduado em Segurança Pública. Após trabalho em unidade ortodoxa (3º BPM)  foi convidado a atuar como operador e instrutor na área de ações especiais em 1995 (BOPE), realizando a partir daí diversos cursos no Brasil e no exterior, dentre eles Controle de Distúrbios Civis e Operações Químicas (Polícia Militar do Estado de São Paulo*),Táticas Policiais Especiais, Sniper Urbano e Rural, Sniper Avançado, Direitos Humanos, Resgate de Reféns, Abordagens Táticas, Negociação e Proteção de Autoridades e Testemunhas.

É Especialista em Segurança Pública e Gestão Estratégica em Segurança e ordem Pública pela APMB/UnB e professor da matéria de Gerenciamento de Crises e Negociação para os Cursos de Formação e Aperfeiçoamento de Oficiais da PMDF e da Secretaria de Segurança Pública do DF.

No campo de Táticas Defensivas é instrutor de Hapkido, faixa preta nesta modalidade de arte marcial filiado a ISA BRASIL.

Entre outras funções foi Chefe de Equipe de Segurança do Governador do DF, subcomandante do Batalhão da cidade de Sobradinho (DF) e subcomandante do Batalhão de Policiamento Diplomático (5º BPM), Comandante do Batalhão de Planaltina, Comandante 3º Batalhão da PMDF (Área Norte do Plano Piloto do DF).

Na gestão de equipes e unidades policiais especiais atuou como Chefe de Equipe de Negociadores Policiais, foi Subcomandante do Batalhão de Operações Especiais e Comandante do Batalhão de Cães.  Como experiência em gestão do ensino foi Chefe da Divisão de Ensino da Academia da Polícia Militar de Brasília e chefe da divisão de cursos e capacitações da PMDF.

HISTÓRICO E EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL JUNTO A ONU

Como experiência policial internacional, há 15 anos atua como consultor de treinamento das Nações Unidas. Atuou nos anos de 1997 e 1998 como UN Police Officer em Angola e como Consultor de Treinamento para as Nações Unidas no Timor Leste, anos de 2005 e 2006. Nesta oportunidade foi designado para a coordenação de Curso e formação das três equipes de operações especiais de fronteira (Border Patrol Units), e onde teve a chance de atuar como negociador no evento que ficou conhecido como Massacre da Polícia Nacional do Timor Leste.

Atualmente continua como Educador internacional para Uso da Força, Direitos Humanos e Estrutura Documental e Operacional para Missões da ONU para Europa, América do Sul e América Central.

HISTÓRICO EDUCACIONAL NACIONAL E INTERNACIONAL (PÚBLICO PRIVADO)

Por ser fluente nos idiomas inglês e espanhol foi convidado a colaborar com o Instituto Latinoamericano de Seguridad Pública y Defensa Civil – INLASEP e com o  Instituto Latinoamericano de Análisis y Resolución del Conflicto – ILACON (Uruguai) atuando como modelador da matéria de Negociação de Reféns para o MBA deste grupo em conjunto com a Faculdade SENAC para as áreas de mediação, negociação e arbitragem.

Foi Consultor Estratégico e de Treinamento também para empresas privadas do segmento de segurança atuando na composição técnica e acadêmica nos campos de Direitos Humanos, Uso da Força, Gerenciamento de Crises, Negociação, Tiro Policial e Operações Policiais Especiais.

É também Diretor para o Brasil da Associação Internacional dos Negociadores de Reféns – IAHN (Nova Iorque), Consultor de Treinamento para cursos vinculados a ONU, Consultor de Treinamento e professor titular para assuntos de segurança internacional do Pearson Peacekeeping Centre (Canadá – www.peaceoperations.org) e da Polícia Federal da Suécia.

Países em que ministrou aulas/cursos/palestras em língua estrangeira (inglês ou espanhol) nos últimos doze meses: Suécia, Bolívia, Argentina, Chile, Peru e Guatemala.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorLuiz Fernando Ramos Aguiar
Próximo artigoHomem no buraco

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA