Descoberta a doença final de Herodes o Rei que matou os Santos Inocentes

Ele era um homem cruel que teve uma morte miserável.

Mais de 2.000 anos depois que Herodes, o Grande, morreu aos 69 anos, os médicos descobriram exatamente o que matou o rei da Judeia antiga: doença renal crônica complicada por um caso muito desconfortável de gangrena dos órgãos genitais que causou uma infestação de vermes.

As pistas para o diagnóstico de Herodes foram estudadas nos livros de história antiga e, de acordo com Jan Hirschmann, o médico responsável pela pesquisa, incluíam “prurido intenso, problemas intestinais dolorosos, falta de ar, convulsões, tremedeira em todos os membros e gangrena dos órgãos genitais”.

Sofrimento raro

Hirschmann, médico do Sistema de Saúde Puget Sounds dos Veteranos no Estado de Washington, disse que a doença renal crônica pode explicar quase todos os sintomas de Herodes. No entanto, ele disse que o caso do rei a gangrena (agora uma condição rara conhecida como gangrena de Fournier) não poderia ser explicada por doença renal e era “incomum”.

Hirschmann suspeita que uma das três condições provavelmente introduziu a gangrena de Fournier nas “partes íntimas” do Rei.

Uma infecção no abdômen de Herodes poderia ter se espalhado para a região da virilha e retal (diz-se que Herodes se queixou de dor abdominal).

Ele poderia ter contraído gonorreia sexualmente, o que poderia levar a uma infecção da uretra – o tubo que liga a bexiga ao mundo exterior. Essa infecção poderia fazer com que a urina vazesse dentro do corpo do rei, espalhando bactérias.

Por fim, como os relatos históricos narram, que o rei “tinha um vontade terrível de se coçar o tempo todo”, um arranhão, causado pelo ato de se coçar, poderia ter infeccionado e gerado gangrena diretamente na área.

O ator brasileiro Paulo Gorgulho representando artisticamente o Rei Herodes já doente em série para a TV.

Registros também indicam que o inchaço na virilha do rei era causado por uma infestação de vermes. Hirschmann diz que o que pode ter parecido com “vermes” poderia ser, na verdade, pedaços de pele, embora exista uma possibilidade de que fossem realmente vermes ou larvas.

“Poderiam ser vermes se alimentando da carne podre”, disse Philip Mackowiak, chefe do Centro Clínico de Assistência Médica do Veterans Affairs Maryland Healthcare System, que supervisiona uma conferência anual no centro para diagnosticar figuras históricas. “É difícil saber quanto tempo ele estava com essa doença para se chegar nesse estágio, mas provavelmente levou meses, possivelmente alguns anos”.

Tirano paranoico

Alguns poderão afirmar que Herodes, que morreu em 4 a.C., merecia um fim desprezível como esse.

Flavius ​​Josephus, historiador judeu que escreveu sobre o infame rei cerca de 100 anos após sua morte, o descreveu como um grande e bem sucedido construtor em sua juventude, porém, que se tornou cada vez mais paranoico e cruel durante a última década de seu reinado de 36 anos.

“O principal problema era que ele se casava com muita frequência e cada esposa produzia príncipes que planejavam ser o número 1”, disse Paul Maier, professor de história antiga da Western Michigan University, que publicou um livro sobre os escritos de Josephus. “Tornou Herodes um tirano e a casa de Herodes uma lata de vermes”.

Herodes, o Grande, acabou assassinando três dos seus próprios filhos de suas dez esposas. Quando o irmão de sua esposa favorita, Mariamme, levantou suas suspeitas, ele convidou o sumo sacerdote para uma festa na piscina e, durante um violento jogo de pólo, seus homens afogaram o seu cunhado.

Em seguida, Herodes ordenou a morte do avô de Mariamme e, finalmente, suspeitando que Mariamme o traíra, ele matou sua esposa mais amada.

O Rei, porém, é mais conhecido pelo “Massacre dos Santos Inocentes”, conforme descrito no evangelho de São Mateus. Quando, ao saber que um novo rei dos judeus havia nascido na Judeia, Herodes ordenou o assassinato de todos os bebês do sexo masculino na cidade de Belém com 2 anos ou menos.

Assassinato dos Santos Inocentes, quando o Rei Herodes mandou matar todos os bebes do sexo masculino abaixo de dois anos com intenção de matar Jesus Cristo – Por Guido Reni – The Yorck Project (2002) Domínio público.

Quando ele percebeu que sua própria morte era iminente, Herodes instruiu sua irmã a reunir os principais homens de distinção de todas as partes da nação em uma grande arena e ordenou que eles fossem assassinados assim que ele morresse.

“Isso foi para desencorajar qualquer celebração em sua morte”, explicou Maier. “Na época, ele já era uma enciclopédia ambulante de doenças”.

Terapia com Óleo Quente

Em um esforço para afastar suas aflições, Herodes, o Grande, convocou ao seu lado os melhores médicos da nação. A equipe médica decidiu colocar o rei em uma banheira de óleo quente, o que, desnecessário dizer, não o ajudou em nada com a doença, somente piorou o seu quadro geral pois ficou cego temporariamente.

“Naquela época, eles acreditavam que a saúde e a doença dependiam da interação dos quatro fluidos vitais – sangue, bile negra, bile amarela e fleuma”, disse Mackowiak. “Então, presumivelmente, eles pensaram que o banho de óleo poderia ajudar a curar esse desequilíbrio de seus fluidos vitais”.

Alguns milhares de anos depois, médicos contemporâneos discutiam o que poderia ter sido um tratamento adequado para o rei, incluindo diálise renal e remoção cirúrgica de sua gangrena, em uma conferência clínica patológica especial hoje na Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland. A cada ano, Mackowiak seleciona uma nova figura histórica para discutir possíveis diagnósticos e tratamentos. O assunto do ano passado foi o imperador romano Cláudio.

“Acho que o exercício ensina aos médicos a serem humildes”, disse Mackowiak. “Podemos ver como todas as gerações de cientistas médicos estão absolutamente convencidas de que encontraram as respostas. Mas é evidente que esse é um campo que exige aprendizado constante”.

Fonte: ABC: https://abcnews.go.com/Technology/story?id=98107&page=1

Tradução Olavo Mendonça.

Fontes:

  1. Race and History: News & Views. What killed King Herod? www.raceandhistory.com/cgibin/forum/webbbs_config.pl/noframes/read/467.
  2. Trivedi BP. What disease killed King Herod? National Geographic News. http://news.nationalgeographic.com/news/2002/01/0128_020128_KingHerod.html.
  3. MedicalBag;https://www.medicalbag.com/home/features/what-killed-em/king-herod/

LEIA MAIS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.