Tablets da PMDF estão de volta ao serviço

0

Depois de quase um mês fora do ar para manutenção preventiva, corretiva e para início do novo contrato de manutenção, os tablets da PMDF, ou Terminais Remotos Embarcados como são chamados pelos policiais, estão de volta ao serviço com novos recursos.

Os equipamentos da linha ToughtBook da Panasonic, modelo H1 são considerados os mais modernos em operação policial no Brasil, pois são próprios para o serviço “pesado” em que os policiais estão submetidos, como chuva, poeira, quedas, variações de temperatura, dentre outros.

Os equipamentos, fabricados em Osaka no Japão, são do tipo tablet, ou seja, são touch screen e são 100% móveis, podendo ser usados nas aeronaves, lanchas, motos ou cavalos.

Nos carros e ônibus da Polícia foram instalados suportes veiculares de última geração, fabricados nos EUA, que permitem que o computador fique trancado no painel, evitando o risco de furtos, e carregando as baterias, que já duram oito horas.

tre-suporte
Suporte veicular instalado na viatura que permite o trancamento e carregamento do tablet.

Outro grande desenvolvimento foi o InfoPM, o portal de acesso do computador que permite a consulta em tempo real a mais de 260 mil mandados de prisão em aberto de todo o Brasil, além de 2460 mandados do DF. Com essa ferramenta os policiais de serviço terão uma ferramenta de última geração permitindo que em alguns segundos se descubra se o abordado tem mandado ou não.

No portal também está disponível a consulta a todos os veículos e condutores do Brasil, em tempo real, o que praticamente acabou com o uso do rádio para se averiguar os dados de um carro ou de um condutor. O ganho de tempo é gigantesco. O Batalhão de Trânsito e o Batalhão da Polícia Rodoviária aumentaram e muito a eficácia e a eficiência da fiscalização devido ao uso do equipamento. Além disso, Vários veículos roubados foram recuperados graças ao TRE (Terminal Remoto Embarcado).

ter-painel
Terminal Remoto Embarcado montado no suporte no painel de viatura de serviço operacional.

Com a manutenção concluída a DITEL, Diretoria de Tecnologia da PMDF, espera implementar novos sistemas de consulta até o fim do primeiro semestre, o que aumentará ainda mais a eficiência do serviço policial prestado a população de Brasília.

Hoje todas os quartéis responsáveis pela segurança de todas as cidades do DF já contam com o equipamento.

Olavo Mendonça.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA