A ESTRATÉGIA DE DALILA, COMO A ESQUERDA SEDUZ OS POLICIAIS

Nos últimos dias temos visto a esquerda fazer diversos acenos aos profissionais da segurança pública, a proximidade das eleições e o fortalecimento dos movimentos conservadores têm pressionado as lideranças progressistas a avançar em direção a seus corações e mentes. Contudo, as pautas históricas da esquerda brasileira sempre foram antagônicas aos interesses ideológicos, corporativos e trabalhistas dos integrantes das forças de segurança. Sem contar o tratamento discriminatório e preconceituoso com que intelectuais, líderes e ativistas do bolchevismo tupiniquim dispensaram reiteradamente aos policiais nas últimas décadas. Mas a abstinência do poder os obrigou a engolir o orgulho desencadeando uma tentativa desesperada de reverter a imagem de inimigos dos policiais.

Um sintoma dessa mudança de rumo são os apelos de policiais de esquerda (sim, eles existem) para que a campanha de Lula inclua pautas relevantes às diversas corporações policiais no plano de governo do petista. Muitas dessas discussões ocorrem na esfera da fundação Perseu Abramo, fundada em 1996, pelo Partido dos Trabalhadores, com o fim de “pesquisa, a elaboração doutrinária e a contribuição para a educação política dos filiados do Partido dos Trabalhadores”.1 A fundação é responsável pelo desenvolvimento teórico e sistematização das doutrinas que serão adotadas pelo partido. Usando a força sindical do partido, cooptam, recrutam e, provavelmente, implantam profissionais nessas entidades na tentativa de estabelecer as narrativas socialistas como se fossem as pautas prioritárias dos membros das corporações policiais. Aliás, uma estratégia largamente empregada pela esquerda ao longo dos anos.

O uso das entidades para dominar, pelo menos formalmente, a voz dos policiais teve um relativo sucesso, que só foi interrompido pela força das redes sociais. Outra pedra no sapato da esquerda sempre foram as Polícias Militares que, em razão de sua natureza constitucional, nunca teve sindicatos permanecendo protegida da dominação ideológica. Grande parte do ódio da esquerda às forças militares estaduais decorre exatamente da impossibilidade de contaminar as tropas com o pensamento revolucionário. E a fórmula mágica para a correção do “problema” é a obsessão pela desmilitarização. Todos os discursos de polícia autoritária, violenta, racista ou herança da ditadura são uma cortina de fumaça para a verdadeira intenção, a extinção das PMs.

Uma prova dessa tese é que quando se faz uma varredura nos quadros da Fundação Perseu Abramo em busca dos policiais envolvidos no desenvolvimento das doutrinas petistas para segurança pública encontramos, de forma praticamente hegemônica, profissionais de corporações de natureza civil, ocupantes de cargos em entidades de classe, sindicalistas. 2 Mesmo esses quinta colunas já entenderam que os policiais não serão seduzidos pelas lorotas costumeiras e estão pressionando suas lideranças à adoção de pautas estranhas à esquerda, mas fundamentais para os policiais. Entre as elas: políticas para reduzir a taxa de suicídio de agentes, a aprovação de uma lei orgânica para disciplinar as atividades dos policiais brasileiros, a carreira única e o ciclo completo para as polícias.3

A esquerda já entendeu que as forças policiais, principalmente as polícias militares, são como Sansão, possuem uma força descomunal, e não podem ser combatidas em um embate direto. Mas possuem um ponto fraco, como Sansão não podia ter seus cabelos cortados, as polícias não podem abrir mão de sua essência. A derrota dos policiais só será completa por meio do engano. Seguindo a lição de Dalila as potestades progressistas tentarão, de todas as formas, seduzir as lideranças e membros das corporações para que baixem a guarda. Quando estiverem vulneráveis terão suas forças exauridas ficando à mercê de seus inimigos. Cabe aos policiais permanecerem firmes em seus valores e princípios ignorando as promessas sedutoras da esquerda filisteia.

POR: Luiz Fernando Ramos Aguiar (Major Aguiar)

1 https://fpabramo.org.br/fundacao-perseu-abramo/

2 https://fpabramo.org.br/2022/05/30/pauta-brasil-debate-seguranca-publica-e-propostas-para-o-futuro/

3 https://oantagonista.uol.com.br/brasil/policiais-ligados-ao-pt-cobram-dialogo-com-lula/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.