Os efeitos das Consagrações a Nossa Senhora feitas pelos pontífices.

Por Antonio Socci | Tradução: FratresInUnum.com, 26 de março de 2022 – Há muitas analogias dramáticas entre os dias em que vivemos e os que antecederam a Primeira Guerra Mundial , que deu origem aos totalitarismos do século XX e da Segunda Guerra Mundial , com os fantasmas que ainda hoje agitam o mundo.

Até cem anos atrás era possível adivinhar que abismo estava prestes a se abrir. Em 29 de julho de 1914 , Winston Churchill escreveu para sua esposa: “Tudo tende para a catástrofe e o colapso (como se) uma onda de loucura atingisse a mente do mundo cristão.”

E o ministro das Relações Exteriores britânico, Edward Gray, em 3 de agosto de 1914 , enquanto decidia entrar na guerra, disse: “As luzes estão se apagando por toda a Europa. Duvido que as veremos acenderem novamente em nossa vida” .

Foi uma carnificina . O Papa Bento XV continuou a implorar o fim do “massacre inútil” . Mas ninguém o ouviu. Como hoje, os poderosos não ouvem o grito idêntico do Papa Francisco , mesmo que arrisquemos uma terceira guerra mundial e um apocalipse nuclear.

As iniciativas e os apelos diplomáticos de Bento XV foram desprezados. Assim, em 5 de maio de 1917, o papa solenemente implorou a Nossa Senhora como “Rainha da Paz” que viesse em socorro da humanidade.

A RESPOSTA

Os poderes mundanos nem perceberam. No entanto, apenas oito dias depois, em 13 de maio de 1917, a Mãe de Deus respondeu verdadeiramente a essa invocação do coração, aparecendo em Fátima , Portugal, país que antigamente era chamado de “Terra de Santa Maria”.

Uma aparição sensacional em que Nossa Senhora dará prova de sua presença no dia 13 de outubro com o milagre do sol , diante de 70 mil pessoas , entre agnósticos e jornalistas leigos que relataram fielmente os acontecimentos sensacionais.

Nossa Senhora escolheu o lugar mais miserável e remoto e as pessoas mais irrelevantes, crianças pobres e analfabetas. A eles, às suas orações (a recitação diária do rosário) e aos seus sacrifícios, Nossa Senhora atribuiu o incrível poder de encurtar a guerra em curso . Seu “exército” para mudar o curso da história era composto por três crianças pobres.

Loucura? Sim, a loucura do cristianismo para o qual o verdadeiro protagonista da história não é o poderoso, mas o mendigo: a oração e o sacrifício dos humildes.

Além disso, Nossa Senhora confia uma extraordinária mensagem profética às três crianças : ela anuncia o que aconteceria pouco depois (a revolução bolchevique na Rússia) e prevê as consequências catastróficas que, no entanto – atenção – Pedro e a Igreja poderão evitar.

De fato, ao Papa, em união com todos os bispos, Nossa Senhora pedirá para consagrar a Rússia ao seu Imaculado Coração para salvar o mundo das forças do mal que de outra forma causarão perseguição à Igreja e terríveis sofrimentos à humanidade.

Aqueles que não são cristãos vão sorrir para isso. Mas o fato de as profecias de Nossa Senhora em Fátima se terem concretizado deve encorajar a reflexão .

O Papa Francisco aceitou o convite dos bispos ucranianos, consagrando (com o mundo) a Rússia e a Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria, como Nossa Senhora havia pedido em Fátima e o faz hoje, 25 de março, festa da Anunciação, para pedir o dom da paz do Príncipe da Paz que veio ao mundo pelo sim de Maria.

Não é um gesto de magia, mas de fé, amor e esperança . Não é possível dizer o que pode acontecer depois desta consagração, porque não se pode entrar na liberdade soberana de Deus. Mas os cristãos estão certos de que o ato do Vigário de Cristo trará, de formas misteriosas, grandes graças à Ucrânia, à Rússia e ao mundo, nas formas e nos tempos que só Deus conhece.

PIO XII E O AMARELO DE STALIN

Podemos reconhecer a ação da Providência no mundo, mas precisamos de um olhar profundo porque é discreto: Deus respeita a liberdade humana, quer deixar ao homem o mérito de reconhecer a verdade, por isso – disse Pascal – colocou no mundo luz suficiente para quem quer ver e deixou sombra suficiente para quem não quer ver .

Após as consagrações anteriores, de fato, pode-se vislumbrar uma mão providencial que dirigiu certas passagens históricas.

Alguns exemplos. Tendo verificado o que Nossa Senhora profetizou em Fátima, Pio XII , no auge da Segunda Guerra Mundial, fez a consagração em 31 de outubro de 1942 , mas por razões diplomáticas e políticas a Rússia não foi nomeada explicitamente . A vidente de Fátima, Irmã Lúcia , fez saber que, no entanto, “o Bom Deus já me mostrou a sua satisfação com o ato, embora incompleto no que diz respeito ao seu desejo, realizado pelo Santo Padre e por muitos bispos. Por isso, ele promete acabar com a guerra em breve. A conversão da Rússia (no entanto) não é para agora”.

De fato, há quem tenha notado que imediatamente após a consagração, em poucos dias, ocorreram eventos inesperados e sensacionais : em 4 de novembro a derrota do Eixo em El Alamein, em 8 de novembro o desembarque dos anglo-americanos na África do Norte e em 2 de fevereiro de 1943, a capitulação alemã a Stalingrado. Parece que Churchill comentou: “a roda do destino girou”. A guerra terminou mais cedo do que a previsão sombria.

Em maio de 1952, em nova aparição à Irmã Lúcia, Nossa Senhora exortou “à consagração da Rússia ao meu Imaculado Coração” , sem a qual “a Rússia não poderá se converter, nem o mundo terá paz”.

Pio XII, em 7 de julho de 1952, publicou a Carta Apostólica aos povos da Rússia “Sacro Vergente Anno” e finalmente consagrou a Rússia ao Imaculado Coração de Maria , mas não houve a união dos bispos de todo o mundo neste ato. A conversão da Rússia não ocorreu, mas, mais uma vez – se olharmos para os fatos -, pode-se dizer que ocorreram graças extraordinárias.

Dois insuspeitos historiadores seculares como Nekric e Geller , em sua “História da URSS” , escrevem: “O discurso proferido por Stalin no 19º Congresso, em 14 de outubro de 1952 , foi dedicado à motivação ideológica da iminente ofensiva na Europa Ocidental … a chegada ao poder dos partidos comunistas… Stalin queria testemunhar a transformação soviética da Europa ao longo de sua vida. Uma nova guerra estava sendo preparada, mas a história tinha uma mão nela. No final de fevereiro de 1953… Stalin foi subitamente atingido por uma hemorragia cerebral. No dia 5 de março ele morreu ”.

Tudo isso aconteceu dentro de oito meses da consagração da Rússia. Quem nos salvou daquela planejada invasão soviética e da guerra mundial? Talvez – como diz Nossa Senhora – aquele que “derruba os poderosos de seus tronos e levanta os humildes” ?

GUERRA ATÔMICA

João Paulo II terá uma relação especial com Nossa Senhora de Fátima. Na sua percepção apocalíptica daqueles anos, apela três vezes a Nossa Senhora: em 1981, com um ato de entrega, depois, em 1982 e 1984 , com consagrações solenes ao seu Imaculado Coração .

Mas mesmo nesses dois casos nem todos os pedidos de Nossa Senhora são atendidos porque a Rússia não foi explicitamente mencionada (e poucos bispos participaram desse ato). No entanto, a resposta ainda foi uma abundância de graças .

Os anos 1982-1984 são cruciais. Em tempos posteriores descobrimos que, naqueles meses, arriscamos – e muitas vezes – ao apocalipse nuclear . Na verdade, foi um período de tensão leste-oeste muito alta. O presidente dos EUA foi Reagan. O líder soviético era Andropov, que estava convencido de que os americanos estavam se preparando para o ataque nuclear lançando o primeiro golpe.

Neste contexto , ocorre uma série de acidentes extremamente perigosos que se aproximam da catástrofe . Como o episódio de 26 de setembro de 1983, quando o tenente-coronel do exército soviético Stanislav Petrov recebeu relatórios de satélites de cinco mísseis intercontinentais que partiram de Montana. Em questão de segundos ele teve que decidir: guerra nuclear ou não? Alguém iluminou sua mente e ele adivinhou que não era um ataque, mas poderia ser um erro técnico. Então ele não ativou o procedimento. Ele viu certo e a humanidade foi salva. Por acaso… ou pela intervenção do Céu?

Apenas dois meses depois, entre 2 e 11 de novembro de 1983, repetiu-se o “milagre” do exercício secreto com o qual a OTAN simulou um ataque nuclear com o codinome “Skilled Archer”.

Mas a tensão crescia cada vez mais. Neste contexto, a 25 de Março de 1984 , João Paulo II, na Basílica de São Pedro em frente à imagem de Nossa Senhora de Fátima, cumpre a consagração dizendo entre outras coisas: ” Da guerra nuclear, da autodestruição incalculável, de todos os tipo de guerra, livrai-nos!”

A Irmã Lúcia, anos depois – graças a uma aparição que teve em 1985 – afirmará que esta consagração de 1984 salvou o mundo de uma guerra que teria estourado em 1985 .

É verdade? O que a história diz? No Kremlin, Cernenko sucede Andropov em fevereiro de 1984. A crise do Euromíssil está em andamento . Segundo os historiadores, o confronto OTAN-Pacto de Varsóvia atinge seu clímax . A URSS está em grave crise, não resiste ao desafio do escudo espacial de Reagan.

Diante do colapso econômico e da vulnerabilidade militar do Kremlin, avalia-se a possibilidade de um ataque “preventivo” ao Ocidente . O general Akhromejev afirmou que 1984 foi de fato o ano mais perigoso.

E em 25 de março de 1984, o Papa faz a consagração . Em julho , quase de repente, o Kremlin descarta a hipótese de guerra , abrindo caminho, em março de 1985, para Gorbachev e sua tentativa de reforma. Por quê?

Anos mais tarde, descobriu -se que ele pode ter causado esse avanço salvador. Alberto Leoni , especialista em história militar, relatou o “acidente” que desgastou o potencial militar soviético em 1984: a explosão do arsenal de Severomorsk no Mar do Norte. “Sem aquele aparato de mísseis que controlava o Atlântico”, explica Leoni, “a URSS não tinha mais esperança de vitória. Para isso a opção militar foi cancelada” .

Esse acontecimento decisivo ocorreu dois meses depois da solene Consagração, precisamente a 13 de Maio de 1984, aniversário e festa de Nossa Senhora de Fátima e do atentado ao Papa . Uma coincidência impressionante.

Mas aquilo foi só o inicio. A Irmã Lúcia dirá dessa consagração: “Olhe para o Oriente. A resposta foi vista!”. De fato, em 1989 aconteceu o impensável: o comunismo entrou em colapso.

Deixe-me ser claro, há razões históricas para este colapso. Mas todos acreditavam que um regime como o soviético teria agonizado por muito mais tempo e só terminaria de forma traumática e violenta. Talvez com uma guerra.

Em vez disso , ele implodiu sobre si mesmo em poucos meses e – isso é “milagroso” – sem uma única vítima . Inimaginável para aquele império comunista.

Alguém discretamente deixou a “assinatura” daquele milagre. Porque a liquidação oficial da URSS ocorreu em 1991: 8 de dezembro, festa da Imaculada Conceição. A promessa de Nossa Senhora em Fátima tinha sido esta: “por fim o meu Imaculado Coração triunfará”.

Não somente. Depois de mais de 70 anos a bandeira vermelha com foice e martelo é baixada pelo Kremlin (substituída pela antiga bandeira russa), em 25 de dezembro de 1991 , dia do Natal da Igreja Católica.

Não foi a “conversão da Rússia” prometida em Fátima, mas a liberdade religiosa e uma certa democracia certamente voltaram à terra de Solzhenitsyn .

O PRESENTE DRAMÁTICO

Infelizmente hoje, devido a uma série desastrosa de erros (também por parte do Ocidente), a história voltou atrás. A involução autoritária se acentuou com a invasão russa da Ucrânia, decidida por uma classe dominante que vem do passado soviético.

Estamos mais uma vez com uma guerra no coração da Europa, a um passo de um possível conflito mundial .

Por isso, o Papa Francisco volta a implorar a Nossa Senhora com uma solene e explícita consagração da Rússia e da Ucrânia, juntamente com todos os bispos . Ele implora de coração: ” Vós, estrela do mar, não nos deixeis naufragar na tempestade da guerra”.

Até a história nos ensina a confiar na humilde e mansa Mãe de Jesus. Há alguns anos, a “National Geographic” dedicou-lhe uma capa com um título significativo: “Maria. A mulher mais poderosa do mundo”. Para milhões de cristãos, é assim, mesmo.

Fonte: Fratres In Unum. Os efeitos históricos das Consagrações a Nossa Senhora feitas pelos pontífices. | Fratres in Unum.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.