Venezuela envia tanques e tropas para fronteira com a Colômbia

Em mais um movimento de escalonamento  das tensões entre Venezuela e Colômbia o ditador comunista Nicolas Maduro enviou pelo menos três batalhões de cavalaria blindada (tropas de ataque) para a sua fronteira com a Colômbia.

Tropas de blindados venezuelanos na fronteira com a Colômbia.

Esse movimento de atrito e acusações mútuas vem de longa data, desde a época que Hugo Chavez ainda era o presidente da Venezuela e vem se agravando com o tempo. Atualmente os dois países estão desenvolvendo operações policiais e militares na fronteira em comum devido a alegações de luta contra guerrilhas de narcotraficantes na região.

A Venezuela diz que tem pelo menos 10 mil homens desdobrados na região e está aumentando a pressão na fronteira, que sempre foi uma região extremamente delicada e sensível, pois mais de 1.7 milhão de venezuelanos fugiram da ditadura comunista e se refugiaram na Colômbia por meio da ponte que divide os países, o que já causou atritos armados entre os militares dos dois países várias vezes.

Intenso tiroteio entre militares na fronteira da Colômbia e Venezuela. Vídeo de 3 anos atrás.

Outro ponto crítico é a presença de técnicos e militares russos em solo venezuelano que é um país consumidor de tecnologia bélica russa de longa data. Recentemente radares russos de alta capacidade foram ativados na fronteira da Colômbia aumentando ainda mais a preocupação de que a ditadura bolivariana esteja realmente se preparando para uma operação militar de larga escala aos moldes que o seu parceiro geopolítico russo está fazendo na sua vizinha Ucrânia.

Radares de fabricação russa e sistemas de defesa antiaérea S-300 fazem da Venezuela um país extremamente perigoso para seus vizinhos.

Dentro das informações que chegam da região, por enquanto, não seria nada de novo, apenas a velha ditadura comunista venezuelana provocando os seus vizinhos com o objetivo de tirar o foco dos seus graves e insolúveis problemas internos e externos, como a hiperinflação, as relações do governo com o narcotráfico internacional “Cártel de los Soles” (que levou os EUA a colocar Nicolas Maduro e seu alto comando na lista dos procurados pelo FBI), a corrupção e violência generalizada, porém, em tempos de trevas onde invasões gratuitas de países por ditaduras está novamente em voga todo o cuidado é pouco.

E o Brasil que se cuide…

Olavo Mendonça.

Fontes:

https://www.guatevision.com/noticias/bbc/las-armas-que-rusia-le-vendio-a-venezuela-y-que-tiene-que-ver-con-los-aviones-militares-rusos-que-llegaron-este-fin-de-semana-a-caracas

https://www.defensa.com/venezuela/venezuela-traslada-tanques-ligeros-aumenta-tropas-operaciones

https://www.elciudadano.com/portada/venezuela-movilizo-tre-batallones-de-caballeria-blindada-a-la-frontera-con-colombia/02/22/

https://m.elcolombiano.com/internacional/venezuela-instalo-radares-rusos-en-frontera-con-colombia-KI16690930

https://informe21.com/tecnologia/rusia-apoya-en-armamento-venezuela-y-tambien-en-espionaje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.